Topo

Por que há diferentes cores de ovos pelo mundo? Ciência explica

Por que galinhas põem ovos brancos, vermelhos e até azuis? - UOL
Por que galinhas põem ovos brancos, vermelhos e até azuis? Imagem: UOL

Letícia Sé

Colaboração para Tilt

04/11/2019 14h28

Um grupo de cientistas dos Estados Unidos e Austrália investigou por que há uma grande variação de cores nos ovos de aves pelo mundo. Em estudo publicado na revista Nature Ecology and Evolution, os autores concluíram que "a pigmentação das cascas de ovos pode ter sido moldada por necessidades termorregulatórias".

Assim, os pesquisadores descobriram que há uma ligação direta entre as cores dos ovos e a preservação da temperatura necessária para a vida dos embriões —expostos ao sol, ovos mais escuros se aqueciam mais rápido que os mais claros.

O fato está relacionado ao conceito da física de que a cor branca é mais refletora da luz, enquanto tons escuros são absorventes, propiciando um aquecimento mais rápido do corpo.

As cores das cascas de ovos têm origem em dois pigmentos: um verde e o outro marrom avermelhado. Quando diferentes concentrações desses pigmentos se misturam com o carbonato de cálcio branco, que forma a casca, surgem as variadas cores de ovos —que podem ser azuis fortes, brancos esverdeados e até marrons escuros.

Depois de mapear 634 espécies de aves pelo mundo, o grupo de pesquisadores percebeu que pigmentações escuras são mais comuns em regiões mais frias e com menor incidência solar. Por outro lado, locais mais quentes e com maior presença de raios UV apresentaram mais espécies com ovos claros.

Ainda há debates na área envolvendo outras explicações para o fenômeno de diversidade cromática em ovos. Uma delas seria que a adaptação de cores se dá para proteger os embriões dos predadores, funcionando como camuflagem, e outra defende que as cores mais escuras protegem os filhotes de aves contra efeitos prejudiciais dos raios UV.

Mas um dos pesquisadores envolvidos no trabalho, Daniel Hanley, explica que seu estudo encontrou uma explicação global para o assunto e que maiores variações de cores tem motivação local.

"Os ovos em locais mais frios são mais escuros e, à medida que você avança pelos trópicos e até pela zona temperada, a variação de cores aumenta por causa da competição de seleção", afirmou Hanley ao The Guardian.