Topo

É domingo! iPhones e iPads antigos têm hora para 'morrer'; saiba resolver

iPhone 5, lançado há sete anos, ainda é o celular de muita gente - Getty Images
iPhone 5, lançado há sete anos, ainda é o celular de muita gente Imagem: Getty Images

Helton Simões Gomes

de Tilt, em São Paulo

02/11/2019 10h55

Sem tempo, irmão

  • Problema no GPS começará a afetar aparelhos antigos da Apple
  • A falha impede o funcionamento de funções importantes dos dispositivos
  • Entre elas estão a navegação online, App Store e abrir o email
  • Uma atualização do iOS resolve o problema, mas ela tem prazo para feita
  • Aparelhos afetados são: iPhone 5, iPhone 4s, iPad mini, iPad 2 e iPad de 3ª

Donos de iPhones e iPads antigos têm uma missão com data e hora para ser realizada, caso queiram manter seus aparelhos "vivos" — e, se você é um deles, é melhor correr, porque o prazo para solucionar o problema no Brasil acaba às 9h deste domingo (3).

O aviso de que o smartphone perderá parte importante de suas funções partiu da própria Apple. Uma falha na contagem do tempo de aparelhos que usam GPS começou a afetar diversos eletrônicos desde abril deste ano. Os aparelhos da Apple não estão sendo impactados ainda, mas isso deixará de ocorrer a partir de amanhã.

E não pense que é coisa à toa. A incapacidade de acessar a localização precisa do aparelho por meio do GPS impacta funções que necessitam de informações como data e tempo. Nos iPhones e iPads, isso pode significar não conseguir acessar importantes serviços como a App Store, o email, o iCloud e até ser impossibilitado de navegar na internet.

A falha afeta os seguintes aparelhos:

  • iPhone 5,
  • iPhone 4s,
  • iPad mini,
  • iPad 2,
  • iPad de 3ª geração com conectividade celular.

O aparelho foi lançado há 7 anos, mas ainda é o celular de muita gente.

O problema pode ser solucionado com uma atualização de software. Só que não estamos falando do sistema operacional lançado mais recentemente, o iOS 13.2 — até por que os aparelhos acima já não recebem as versões mais atuais do programa.

Os proprietários do iPhone 5 terão que atualizar o iOS de seus smartphones para a versão 10.3.4. Já usuários de versões mais antigas do que o iPhone 5 também não escapam: caso você seja dono de iPhone 4s, iPad mini, iPad 2 ou iPad de 3ª geração com conectividade celular, também é necessário instalar uma versão mais nova do iOS - neste caso, para o 9.3.6.

O procedimento para instalação não é complicado. Basta ir em "Configurações" -> "Geral" -> "Atualização de software".

Se você deixar passar, ainda é possível salvar o aparelho, mas aí a missão fica bem mais complicada. Nesse caso, você terá de fazer um back up das informações guardadas no aparelho e restaurá-lo usado um computador (um Mac ou um PC). Só assim, será possível atualizar o celular para a versão do software que corrige o problema no GPS.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS