Topo

Mais seguro! Bloqueio com impressão digital no WhatsApp chega ao Android

Agora impressão digital ajuda a deixar seu WhastApp mais seguro - Arte UOL
Agora impressão digital ajuda a deixar seu WhastApp mais seguro Imagem: Arte UOL

Rodrigo Trindade

De Tilt, em São Paulo

31/10/2019 17h33

Quem tem celular Android pode comemorar: agora o WhatsApp confirmou a chegada de uma nova ferramenta de segurança que bloqueia o acesso às mensagens por meio de impressão digital. O recurso, já disponível para iPhones, estava em teste desde agosto para quem participa do programa beta do app. Agora está disponível para todos os usuários de WhatsApp no Android.

Ele protege todo o conteúdo do WhatsApp, e apenas o login por biometria vai liberar o acesso. Isso significa que mesmo que alguém acesse seu celular por meio de senha, sua digital ainda será necessária para abrir o WhatsApp.

Uma vez atualizado, o caminho para encontrar o recurso começa no menu Conta, seguido de um clique no ícone do cadeado, de Privacidade. Na tela seguinte, lá embaixo, você poderá acionar a novidade, identificada como "Desbloquear com impressão digital".

Bloqueio por digital no WhatsApp de Android - Reprodução - Reprodução
WhatsApp para Android receberá bloqueio por digital em breve
Imagem: Reprodução

Ligando a chavinha, o app vai pedir que você confirme sua digital antes de habilitar a nova trava. Depois, você poderá escolher em quanto tempo biometria será requisitada de novo para o desbloqueio. Pode ser imediatamente, depois de um minuto ou depois de 30 minutos.

Os mais preocupados com a segurança devem acionar a opção imediatamente, mas também precisam se preparar para botar o dedo no sensor de digital toda vez que forem abrir o WhatsApp.

A função também permite que o conteúdo de notificações seja restrito, ou seja, aquela prévia das mensagens recebidas ficará oculta para olhos que não sejam os seus.

Aproveitando a empolgação com a segurança da sua conta, a gente tem mais uma recomendação: ative a verificação em duas etapas no aplicativo. Desta forma, você estará mais protegido contra golpistas que tentam clonar perfis no serviço de mensagens.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS