Telescópio no Chile descobre Hígia, menor planeta-anão

Telescópio instalado no Chile descobre Hígia, menor planeta anão - ESO/P. Vernazza
Telescópio instalado no Chile descobre Hígia, menor planeta anão Imagem: ESO/P. Vernazza

De Tilt, em São Paulo

28/10/2019 19h31

Asteroide situado no cinturão entre as órbitas de Marte e Júpiter, Hígia deve ser promovido a planeta-anão, após imagens do Very Large Telescope (VLT), o maior telescópio do mundo, terem revelado que ele é redondo.

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul, que fica no deserto do Atacama, no Chile, determinaram que Hígia é um planeta com diâmetro de 430 km —até então, Ceres era considerado o menor planeta-anão, com 950 quilômetros.

As observações do telescópio foram publicadas hoje pela Nature Astronomy.

"Graças à capacidade única do instrumento SHPERE instalado no VLT, conseguimos resolver a forma do Higia, que é quase esférica", afirma o pesquisador-chefe Pierre Vernazza, do Laboratório de Astrofísica de Marselha (França), num comunicado divulgado pela instituição, e reproduzido pelo site "El País". "Graças a essas imagens, Hígia pode ser reclassificado como um planeta anão, até agora o menor do Sistema Solar", completou.

Além de Hígia, outros cinco planetas também já foram confirmados como anões: Plutão, Ceres, Eris, Makemake e Haumea.

Errata: este conteúdo foi atualizado