Topo

Desinstale agora! Estes 17 apps maliciosos podem ter infectado o seu iPhone

17 aplicativos maliciosos foram encontrados na App Store - Getty Images
17 aplicativos maliciosos foram encontrados na App Store Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

25/10/2019 10h23

Quem tem iPhone tem um bom motivo para se preocupar. Aplicativos maliciosos que estavam disponíveis na App Store foram descobertos e podem estar em seu celular neste momento.

Segundo pesquisadores da Wandera, empresa de segurança digital, 17 programas encontrados na loja virtual escondiam a famosa ameaça Cavalo de Troia (programa malicioso que abre brechas de segurança). Todos eles haviam sido disponibilizados para o sistema operacional iOS. Por isso, outros dispositivos Apple também podem ter sido infectados.

Como a ameaça pode afetar o iPhone?

O Cavalo de Troia também é conhecido como trojan e é uma ameaça virtual bem popular. Em geral, o golpe envolve a instalação de um programa malicioso que consegue deixar os dispositivos vulneráveis. Alguns até conseguem roubar informações dos usuários.

No caso dos 17 aplicativos da App Store, a tentativa de fraude envolvia simular as interações do usuário com plataformas de anúncios. Ou seja, sem saber os internautas acabaram contribuindo para que alguém ganhasse dinheiro com o clique automático em publicidade online.

Abaixo você pode conferir os programas maliciosos. A recomendação é que você exclua imediatamente se tiver algum deles instalados em seus dispositivos Apple.

  1. RTO Vehicle Information
  2. EMI Calculator & Loan Planner
  3. File Manager - Documents
  4. Smart GPS Speedometer
  5. CrickOne - Live Cricket Scores
  6. Daily Fitness - Yoga Poses
  7. FM Radio PRO - Internet Radio
  8. My Train Info - IRCTC & PNR
  9. Around Me Place Finder
  10. Easy Contacts Backup Manager
  11. Ramadan Times 2019 Pro
  12. Restaurant Finder - Find Food
  13. BMI Calculator PRO - BMR Calc
  14. Dual Accounts Pro
  15. Video Editor - Mute Video
  16. Islamic World PRO - Qibla
  17. Smart Video Compressor

Uma característica comum dos 17 aplicativos é que todos eles foram feitos por uma única empresa, a AppAspect Technologies Pvt. Ltd.

Segundo a Wandera, a Apple removeu 15 dos 17 aplicativos. O My Train Info - IRCTC & PNR e o Easy Contacts Backup Manager continuam sendo monitorados pelos pesquisadores da empresa.