Topo

Congressista dos EUA enquadra dono do Facebook: "Apaga mentiras ou não?"

A congressista Alexandria Ocasio-Cortez interroga Mark Zuckerberg, fundador do Facebook - Reprodução/Twitter
A congressista Alexandria Ocasio-Cortez interroga Mark Zuckerberg, fundador do Facebook Imagem: Reprodução/Twitter

De Tilt, em São Paulo

25/10/2019 12h53

Fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg foi interrogado por congressistas norte-americanos sobre o uso político da rede social, como anúncios e divulgação de notícias falsas. As perguntas mais espinhosas saíram de Alexandria Ocasio-Cortez, democrata que se autointitula socialista, deixando o empresário desconfortável na sessão.

"É possível criar anúncios no Facebook direcionados para republicanos para votarem pelo Green New Deal [novo acordo de mudanças climáticas proposto por Alexandria]? Se não fazem verificação de anúncios políticos, quero apenas identificar os limites", questionou a congressista, conhecida pela sigla AOC.

"Agora não sei responder isso. Acho que sim", respondeu Zuckerberg. Alexandria pressionou o dono do Facebook: "Vocês apagam mentiras ou não? Acho que isto é uma pergunta simples para responder 'sim' ou 'não'. Não estou falando de interpretação, mas de desinformação".

"É uma democracia. Acredito que as pessoas devem ser capazes de ver o que os políticos em que votaram ou não estão dizendo e avaliar o seu caráter por si próprias", explicou o fundador do Facebook.

O embate entre AOC e Zuckerberg viralizou nas redes sociais e acumula mais de 15 milhões de visualizações apenas no Twitter.