Topo

Por que meu celular vive travando? E o que eu posso fazer para resolver?

Às vezes a salvação do seu celular não precisa de assistência técnica - Estúdio Rebimboca/UOL
Às vezes a salvação do seu celular não precisa de assistência técnica Imagem: Estúdio Rebimboca/UOL

Felipe Germano

Colaboração para Tilt

24/10/2019 04h00

Sem tempo, irmão

  • A causa das travadas geralmente tem origem no software do celular
  • No iPhone, atualizações ou reinicialização do aparelho resolvem o problema
  • Em celulares Android, malwares podem ser a causa das travadas
  • Restauração para configurações de fábrica é uma solução para casos diversos
  • Se o problema é no hardware, parte elétrica costuma ser a culpada

O Brasil tem 220 milhões de smartphones, e provavelmente uma boa parte deles já travou pelo menos uma vez na vida. E se você está lendo este texto, deve ser um dos que passaram por esta infelicidade. O lado bom? Dá para arrumar.

Em via de regra, celular travando é problema de software, sendo raramente algo que envolva as peças do equipamento. Quem diz é Ricardo Firmino, professor e fundador da GetPhone, escola paulistana especializada no treinamento de assistências técnicas.

O caminho para resolver o problema começa com o entendimento do que tem dentro do seu aparelho. O primeiro passo que você deve dar para buscar uma solução é verificar se há uma versão mais recente do sistema operacional do seu celular, em especial se as travadas começaram depois da última atualização.

"Isso acontece muito no iPhone. A Apple lança uma nova versão do iOS, o aparelho começa a travar, e logo ela solta uma atualização para remover os erros", explica Firmino. Outra alternativa é reiniciar o iPhone: "às vezes está com algum pequeno bug".

Para fazer isso é simples. Basta pressionar e segurar o botão de força (seja lateral ou superior, dependendo do modelo), deslizar o dedo na tela para desligar o aparelho, e soltar o botão quando o logo da Apple voltar a aparecer.

No Android

Em celulares com sistema operacional do Google, pode ser que a questão envolva aplicações mal-intencionadas. "Em aparelhos Android é bastante comum você encontrar vírus", conta Firmino. O Google é menos rígido do que a Apple na hora de adicionar apps à sua loja, a Play Store.

O Android também permite a instalação de aplicativos por fora dos canais oficiais, mas nem todos eles são seguros como baixar o popular jogo Fortnite. Adicionar os apks —arquivos de instalação dos apps— traz riscos à segurança e desempenho do celular.

Nesses casos, o recomendado é eliminar qualquer aplicação maliciosa que pode ter contaminado seu aparelho. Firmino sugere que você salve suas fotos em outro dispositivo ou na nuvem, limpe o cartão de memória e restaure o aparelho às configurações de fábrica.

"Nos últimos anos, mais de 400 celulares passaram pela minha mão todo mês. Em 90% dos casos de celular travando, isso resolvia", completa.

Restaurar é uma boa prática

Zerar o aparelho também resolve o problema mesmo que não tenha nenhum vírus envolvido na jogada. O procedimento é eficaz mesmo se seu celular estiver limpo, mas sobrecarregado.

"É sempre importante lembrarmos que funciona exatamente igual a um computador", afirma José Roberto Soares, consultor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em assuntos referentes à Engenharia Elétrica. "Se você tem um ou mais aplicativos que começam a sobrecarregar o processador da máquina, ele vai começar a travar."

Os aplicativos podem sobrecarregar a capacidade de processamento do seu celular, então o ideal é dar uma folga para que o aparelho dê conta do que você quer fazer. Mas, calma: não precisa chorar se despedindo de todos seus amados apps. Às vezes é culpa só de um ou outro.

"Um jeito de ver quais são os aplicativos que mais consomem o processamento do seu smartphone é checar nas configurações do aparelho para entender quais são os apps que usam mais da sua bateria. Geralmente uso de máquina e consumo de energia andam juntos", explica Soares.

No Android, para descobrir quais são esses apps, siga o seguinte passo a passo:

  1. Abrir as "Configurações";
  2. Selecionar "Bateria";
  3. Abrir "Uso de Bateria";
  4. Escolher "Software".

No iPhone é só ir para "Ajustes" e, na sequência, clicar em "Bateria".

Mesmo sendo mais raro, existe a possibilidade de os travamentos terem relação a problemas no hardware. Nestes casos, há grandes chances de uma falha elétrica: uma fuga na energia do smartphone pode fazer ele travar.

Aí não tem jeito: tem que mandar para uma assistência técnica mesmo. Com 220 milhões de smartphones no país, hora ou outra, convenhamos, acontece.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS