Topo

Google Fotos salva imagens do iPhone com mais qualidade, mas isso vai mudar

iStock
Imagem: iStock

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt

22/10/2019 16h18

Nos últimos dias, começou a circular a informação de que o Google Fotos está fazendo o backup em nuvem das imagens tiradas com iPhone em tamanho original. Mas isso vai mudar, porque o Google informou que trata-se de um bug.

Primeiro vamos explicar o que acontece no Google Fotos. O serviço tem duas categorias de backup gratuito na rede: ilimitado e limitado. No primeiro, ele fica sem limites de armazenamento desde que você não se importe que o serviço comprima as suas imagens.

Para salvá-las na nuvem em tamanho original, você tem de usar o espaço de armazenamento da sua conta Google, que é grátis até 15 GB e depois disso passa a cobrar.

A banda estava tocando diferente para usuários de iPhone. As fotos estavam guardadas em tamanho original graças à tecnologia adotada pela Apple na hora de salvar seus arquivos. Há anos, a empresa de Cupertino utiliza o formato HEIC para gravar as imagens ao invés do tradicional JPG.

O HEIC, sigla em inglês para Codificação de Imagem de Alta Eficiência promete a mesma qualidade do formato JPEG com tamanhos menores de arquivo.

O fato é que o HEIC economiza muito mais espaço e, se o Google comprimisse as fotos tiradas e as convertesse para JPG, os arquivos finais ficariam mais pesados do que as imagens originais. O fato foi descoberto pelo usuário do reddit u/stephenvsawyer, mas a informação não é escondida pelo aplicativo.

Só que tudo não passava de um erro do Google. Segundo o site Android Police, a empresa está ciente do "benefício" involuntário. "Estamos cientes desse bug e estamos trabalhando para corrigi-lo", disse o Google, sem dar mais detalhes de como isso aconteceria.

E segundo a Bloomberg, o Google reduziu as opções de armazenamento gratuito nos últimos meses, enquanto empurra mais usuários para um novo serviço em nuvem por assinatura chamado Google One. Esse movimento indica que até mesmo o armazenamento ilimitado do Fotos pode deixar de ser gratuito em breve.

Google Fotos: compressão HEIC/JPG no iPhone é bug - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O teste

Tilt fez um teste com uma Live Photo — aquelas com movimento. Nos detalhes que o Google Fotos exibe sobre a imagem, é possível ver o formato de compressão (HEIC) e o tamanho da foto em qualidade máxima (3024 x 4032 e 3,2 MB).

Como essas informações não aparecem nativamente no iPhone, enviamos a mesma foto por email como anexo e quatro opções apareceram. Em "tamanho real", a Apple dá o veredito final: a foto possui 3,0 MB. Um pouco menos do que o serviço da Google utilizou de espaço, pois emails ainda não aceitam Live Photo e algumas informações, como localização que a imagem foi tirada, podem se perder.