Topo

Restos do Halley: veja como ver chuva de meteoros orionídeos na madrugada

A chuva de meteoros Orionídeas, originada dos detritos das passagens do cometa Halley, poderá ser vista a olho nu pelos brasileiros - Reprodução
A chuva de meteoros Orionídeas, originada dos detritos das passagens do cometa Halley, poderá ser vista a olho nu pelos brasileiros
Imagem: Reprodução

De Tilt, em São Paulo

20/10/2019 04h00Atualizada em 21/10/2019 13h16

Sem tempo, irmão

  • Meteoros poderão ser vistos a olho nu nas madrugadas de segunda e terça-feira
  • Eles são derivados do cometa Halley, que passa na Terra a cada 75 anos
  • Ápice será em Orion, quando estiver a uma altura considerável e Lua estiver se pondo

Evento anual da astronomia, a chuva de meteoros Orionídeas, originada dos detritos das passagens do cometa Halley, poderá ser vista a olho nu pelos brasileiros na madrugada de domingo (20) para segunda (21), e também na madrugada de segunda para terça-feira (22).

O Halley só passa pela Terra a cada 75 anos, e a próxima vez que poderá ser visto será em 2061. Mas os cometas deixam rastros em suas órbitas que podem durar dezenas ou até centenas de anos.

O ápice dos meteoros acontecerá quando a constelação de Orion —também conhecida popularmente pelo nome de "As Três Marias"— estiver com uma altura considerável no céu e a Lua já estiver se pondo, por volta das 4h.

Para quem vai observar os meteoros, o efeito é o de um aumento de "estrelas cadentes" que parecem vir de um ponto único no céu —no caso, a constelação de Orion. As "estrelas" na verdade são os detritos do cometa, que adquirem uma luz incandescente ao atravessar a atmosfera terrestre.

Em todas as regiões do país será possível observar a chuva de meteoros, mas, por conta do radiante —a origem geométrica dos corpos e o ponto no céu de onde parecem se originar—, as regiões Norte e Nordeste serão privilegiadas.

A Sociedade Astronômica Brasileira recomenda, para quem quiser ver os meteoros, buscar um local com pouca poluição luminosa, afastado de grandes centros urbanos e fontes de luz fortes. Depois, é só se acomodar e observar os 25 meteoros por hora durante o pico.

Qual a diferença entre asteroide, cometa e meteoro?

Durante o ano todo, a Terra é atingida por vários tipos de materiais cósmicos, mas boa parte deles não resiste ao atrito com o ar da atmosfera e se desintegra. Existem, entretanto, diferenças entre os corpos que chegam ao planeta. O asteroide é um objeto rochoso, relativamente pequeno e inativo, que orbita o Sol. O meteoroide é um conjunto de sobras de asteroides ou cometas.

Quando um meteoroide ou um asteroide resistem à passagem pela atmosfera terrestre e atingem o solo do nosso planeta, é classificado como um meteorito. Já o meteoro é um fenômeno que ocorre ao longo da atmosfera da Terra e deixa um rastro de luz no céu. O cometa é um objeto de gelo relativamente pequeno, mas muitas vezes ativo, que tem cauda de gás e poeira.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS