Topo

WhatsApp: tudo que sabemos sobre o modo noturno que chegará ao app

WhatsApp: modo escuro está em andamento - Reprodução/WABetaInfo
WhatsApp: modo escuro está em andamento Imagem: Reprodução/WABetaInfo

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt

19/10/2019 04h00

Sem tempo, irmão

  • Modo escuro beta para Android traz cor preto-azulada, que app denomina como "dark"
  • Seletor dos stickers e emojis do app ficará com tela de fundo mais escura
  • iPhones têm mais chances de receberem o modo noturno antes do Android
  • Dados são extraoficiais do WABetaInfo; ainda não há data para que seja liberado

O WhatsApp lançou recentemente a versão 2.19.294 para o seu programa de testes (beta) do Android. O site WABetaInfo, que "cava" o código" do app para achar novidades, informou nesta semana que o modo escuro está sendo aprimorado.

Nesta versão mais recente, houve uma mudança no fundo de tela do seletor dos stickers (figurinhas) e emojis do app, deixando o visual mais escuro (ver acima).

O modo noturno no WhatsApp pretende acompanhar as tendências dos aplicativos como o YouTube, Instagram, Messenger, Reddit, Twitter, Slack e Google Maps, que já liberaram o recurso para os seus usuários.

Os pequenos passos nesse sentido estão mais frequentes e mais recentes, o que significa que o mensageiro está priorizando essa mudança. Apesar disso, ainda não existe uma data prevista para o lançamento do modo noturno para os usuários em geral.

Confira abaixo tudo o que WhatsApp já liberou e está testando no modo noturno para a versão beta em Android e iOS:

Cor preto-azulada no Android

As telas exibidas nas versões beta do modo escuro do WhatsApp não são completamente pretas. Em suas atualizações anteriores na versão 2.19.289 e 2.19.292, o modo escuro beta do WhatsApp apresentou a cor preto-azulada, que o app denomina como "Dark Theme" (Tema escuro).

A versão beta do Android traz o modo noturno configurado como padrão —isto é, você abrirá o app já neste visual novo— mas quando for lançada para os usuários comuns, a funcionalidade poderá ser desligada nas configurações do aplicativo.

Tela no Android ganha novas cores

As letras das fontes apresentam a cor cinza, a mesma usada nos ícones do anexo, teclado e fotos. O ícone do microfone ao lado se mantém na cor verde-escura.

Na barra horizontal inferior, os ícones para pesquisa, emojis, GIF e figuras também são cinza, e se tornam verde-escuro quando selecionados. As bolhas de mensagens ainda estão em desenvolvimento, mas até o momento são cinza-escuro.

Modo noturno no iOS 13

O WhatsApp está trabalhando no modo noturno para o sistema nativo do iOS 13. A atualização está se baseando na documentação oficial da Apple, que define diretrizes para os desenvolvedores de apps. Em setembro, a versão beta do app ainda não havia disponibilizado o modo noturno para o iOS 13.

No iOS 8, compatível até o iPhone 5S, o modo noturno do WhatsApp mostra o fundo preto, mensagens na cor branca, e em um tom de branco mais forte nas letras em Caps Lock, enquanto os demais ícones da tela do chat estão em azul.

Chats serão atualizados

WhatsApp: Modo escuro para áudios e chats. Repare na cor azul-escura do fundo - Reprodução/WABetaInfo
WhatsApp: Modo escuro para áudios e chats. Repare na cor azul-escura do fundo
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

As conversas no WhatsApp para Android no modo escuro foram testadas na versão 2.19.292 e tiveram alguns erros, principalmente nos chats, o que fez alguns testadores esperarem a próxima versão beta para a correção da falha.

Nas conversas dos usuários foi possível visualizar o progresso das bolhas de mensagens do aplicativo na cor cinza, e em cor verde-escura nos áudios.

As fontes das letras, tanto das mensagens quanto do cabeçalho ganharam a cor cinza-claro, as descrições dos links ganharam um tom mais forte de cinza, e o próprio link, a cor azul.

WhatsApp: Modo escuro no iOS - Reprodução/WABetaInfo
WhatsApp: Modo escuro no iOS
Imagem: Reprodução/WABetaInfo

iOS ganhará modo noturno mais rápido

Os iPhones têm mais chances de receberem o modo noturno antes dos celulares com Android. A funcionalidade no iOS está quase completa com 95% de desenvolvimento, com partes como informações de contatos de trabalhos que ainda precisam ser modificadas.

No Android, o avanço é de 75%, pois existem alterações relacionadas aos chats e outras seções que estão incompletas.

Telas OLED

O modo noturno para as telas OLED está otimizado parcialmente para os iPhones. Isso quer dizer que haverá uma melhoria na redução do consumo de bateria. Já no Android, a melhoria não estaria ainda desenvolvida.

Em ambos os casos, quando o usuário usa o modo noturno à noite antes de dormir, a luz emitida afetará menos o sono em comparação ao modo padrão.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

WhatsApp