Topo

Mulheres astronautas realizam caminhada espacial da Nasa e fazem história

De Tilt, em São Paulo

18/10/2019 09h36Atualizada em 18/10/2019 17h21

Christina Koch e Jessica Meir escreveram mais um capítulo da história da astronomia na manhã de hoje.

As astronautas norte-americanas iniciaram nesta sexta-feira (18), por volta das 9h (horário de Brasília), a primeira caminhada espacial da agência feita somente por mulheres. A missão durou até as 15h55, quando elas retornaram para o interior da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Koch e Meir, que deixaram a ISS, estavam encarregadas da troca de um equipamento quebrado no exterior da aeronave. Até hoje, em mais de 200 caminhadas, só homens (ou homens em companhia com mulheres) fizeram este trabalho.

A missão das norte-americanas envolveu a reposição de uma das 24 unidades de bateria de carga e descarga que parou de funcionar na semana passada. É rotina na Nasa o fato de haver este tipo de manutenção.

Além de substituir a bateria, as astronautas ajustaram alguns outros equipamentos externos para futuras atividades fora da ISS.

Durante a missão, as astronautas receberam uma ligação do presidente americano Donald Trump. "Parabéns, Christina (Koch) e Jessica (Weir). Esse evento é realmente histórico", elogiou o político. Na conversa, Weir mandou uma mensagem a todos que assistiam à transmissão.

"Não queremos pegar muito crédito, porque houve muitas outras mulheres que caminharam no espaço antes de nós. Essa é só a primeira vez que duas mulheres saem da estação ao mesmo tempo", começou.

"É muito interessante, para nós só estamos fazendo nosso trabalho, é algo que temos treinado por seis anos, fomos o time encarregado dessa tarefa. Ao mesmo tempo, reconhecemos que é um feito histórico e queremos dar crédito para aquelas que vieram antes de nós. Seguimos os passos delas para chegar onde estamos hoje", destacou a astronauta.

"Queremos inspirar todos que têm um grande sonho e querem torna-lo realidade. O trabalho duro compensou. É uma sensação incrível, vocês devem imaginar, e é algo que eu nunca vou esquecer. Estou muito feliz de compartilhar isso com Christina (Koch), que é uma amiga muito querida", concluiu.

Na quarta-feira, Meir publicou em seu Twitter uma foto que mostrava ela e Koch se preparando para a missão desta sexta.