Topo

Não é só você, 42% dos jovens se preocupam com as postagens dos pais

iStock
Imagem: iStock

De Tilt, em São Paulo

11/10/2019 12h14

Uma nova pesquisa da Microsoft apontou que a preocupação sobre as redes sociais não parte só dos pais para os filhos, mas também dos filhos para os pais. Segundo o levantamento da empresa, 42% dos adolescentes enxergam como um problema a forma como os pais usam as redes — especialmente para falar deles, os filhos.

A Microsoft entrevistou jovens de 25 países sobre o assunto, incluindo o Brasil:

  • 11% deles disseram que o uso das redes sociais pelos pais é um "grande problema"
  • 14% definiram como um "problema médio"
  • 17% disseram que é um "pequeno problema"

Por outro lado, 30% dos entrevistados declararam que não tem "nenhum problema" com a forma como os pais usam as redes sociais, e 28% relataram que seus pais nunca postaram sobre eles nos sites.

Os dados ainda são preliminares, e a Microsoft deve publicar mais detalhes da pesquisa em breve. Mais de 15 mil pessoas foram ouvidas, de 13 a 74 anos.

O uso das redes sociais pelos pais para compartilhar detalhes da vida doméstica dos filhos é um problema conhecido. Especialistas apontam que postagens dos pais podem ser usadas como ferramentas de bullying contra os filhos na escola ou mesmo facilitar a vida de criminosos — que, por exemplo, usam informações das redes para aplicar o golpe do sequestro falso.