Topo

Asteroide de 14 metros de diâmetro pode colidir com a Terra em 65 anos

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

11/10/2019 15h04Atualizada em 11/10/2019 18h48

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) adicionou um novo asteroide a sua "lista de risco". Batizado de 2019 SU3, a rocha espacial de 14 metros de diâmetro pode colidir com a Terra em 16 de setembro de 2084, daqui a pouco menos de 65 anos.

O asteroide é atualmente rankeado como a quarta maior ameaça à Terra pela agência. Ele está atrás apenas de outros três objetos, que têm estimativa de atingir a Terra entre 2082 e 2113, com diâmetros variando entre 9 metros e 700 metros.

Esse ranking de ameaças leva em conta os maiores riscos de impacto. Na lista, entram dados como data, tamanho, velocidade e probabilidade.

Apesar de estar em alta posição no ranking, o seu tamanho relativamente pequeno significa que, mesmo se ele de fato entrar na atmosfera terrestre, os impactos "não serão devastadores".

De fato, a ESA especula que o oxigênio na nossa atmosfera pode até liquidar a rocha antes dela atingir o chão. As chances do 2019 SU3 de fato colidir com a Terra são em torno de uma em 152, ou 0,6%.

Na data apontada pela ESA, o asteroide passará a aproximadamente 118 mil quilômetros do nosso planeta. Apesar de parecer muito longe, em termos astronômicos esta não é uma distância grande.

Por isso, a ESA especula que a influência gravitacional dos outros planetas do sistema solar pode causar a queda do asteroide na Terra.

Errata: o texto foi atualizado
As chances do 2019 SU3 de fato colidir com a Terra são em torno de 0,6%, e não 0,06%. A informação foi corrigida.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Ciência