Topo

Galaxy Fold: Resistência da tela fica bem abaixo do prometido pela Samsung

O Galaxy Fold se mostrou menos resistente em teste feito por site - Reprodução/Cnet
O Galaxy Fold se mostrou menos resistente em teste feito por site Imagem: Reprodução/Cnet

De Tilt, em São Paulo

06/10/2019 10h51

Depois de ser lançado com toda pompa e glamour, seguido de polêmicas, o Galaxy Fold da Samsung enfim começou a ser vendido. Desenvolver a tela dobrável foi um grande desafio para a fabricante, mas será que ela realmente é resistente?

O site Cnet decidiu colocar o celular à prova e a resposta para a dúvida pode se resumir em: sim, mas nem tanto.

A Samsung estima que o Galaxy Fold consegue abrir e fechar 200 mil vezes sem que existam danos na tela. Algo em torno de cinco anos com a média de um uso comum de celular, com cerca de 100 dobras por dia.

No entanto, o smartphone aguentou 119.380 dobras, um valor abaixo do prometido.

Como foi o teste

O Cnet usou uma máquina criada especialmente para testar a durabilidade do Fold. Ela era capaz de abrir e fechar o celular ininterruptamente.

Depois de 14h repetindo o processo, as dobradiças começaram a sofrer danos e metade da tela ficou preta. As pouco mais de 119 dobras representariam um uso de cerca de três anos.

O teste feito pelo site claramente não simula um uso real de uma pessoa. Até porque ninguém ficaria abrindo e fechando o celular por longas horas sem parar.

Outra ressalva é que a máquina leva o teste de resistência do aparelho a um limite extremo. Por isso, sites como o The Business Insider destaca sua admiração pelo Galaxy Fold ter conseguido abrir e fechar tantas vezes em um teste de "tortura", mesmo que tenha ficado abaixo do calculado pela Samsung.

O modelo com tela dobrável começou a ser vendido na Coreia do Sul no mês passado pelo equivalente a US$ 1.980 (cerca de R$ 8.415 na atual cotação sem impostos). Até o momento, não há data definida para o lançamento no Brasil.

Ele tem uma tela de 7,3 polegadas que se dobra em três partes. As câmeras impressionam com um conjunto triplo na traseira (uma lente de 16 MP e duas de 12 MP) e uma dupla na frontal (10 MP e 8 MP). Há, ainda uma espécie de câmera "escondida", feita para selfies, de 10 MP. Ela é fixada na parte de trás do aparelho.

A bateria pode variar um pouco. Para os clientes com conexão 4G, serão fornecidos 4.380 mAH. Para quem vai usar o 5G, este número cai um pouco para 4.235 mAH.

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS