Topo

Apple lança novos iPhone 11, mas 'mata' quatro smartphones antigos; veja

Helton Simões Gomes

De Tilt, em São Paulo

10/09/2019 17h45Atualizada em 10/09/2019 20h33

Sem tempo, irmão

  • Apple lançou três novos smartphones que integram a família iPhone 11
  • Como já virou tradição, a empresa aproveitou para aposentar modelos antigos
  • iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 7 e iPhone 7 Plus saíram do catálogo

A Apple lançou três novos iPhones nesta terça-feira (10). Os três aparelhos iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max mostram que a empresa aderiu à câmera tripla, que virou padrão na indústria, e criou um novo jeito de captar imagens.

Essa, no entanto, não foi a única novidade para o mundo dos iPhones. Como virou um costume nos últimos anos, a companhia aposentou modelos antigos assim que lançou novos exemplares. Ainda assim, a Apple dobrou a meta e renovou a tradição.

Em 2018, a companhia inaugurou um estranho método: deixar de vender um iPhone que tinha lançado no ano anterior. O iPhone X havia chegado com pompa de ser o smartphone que a Apple sempre quis ter feito. Havia sido o primeiro a trazer reconhecimento facial e a não vir com botões. Toda essa inovação durou apenas um ano.

Agora, a companhia faz isso de novo, mas com maior crueldade. Ela "matou" de uma vez dois aparelhos que nem chegaram a completar aniversário de um ano nas prateleiras: sairão do catálogo o iPhone XS e o iPhone XS Max. O único sobrevivente da linha apresentada no ano passado foi o iPhone XR, que era o mais barato dentre eles.

As outras baixas foram os iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Com isso, fica assim a lista de aparelhos "matados" pela Apple:

  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus

Isso quer dizer que os quatro aparelhos deixarão de ser oferecidos pela Apple em sua loja --grandes magazines também continuarão a vendê-los até acabar o estoque. Ainda assim, os modelos "mortos" receberão atualizações de software, já que o iOS 13, sistema operacional mais recente a ser lançado pela empresa, é compatível até o iPhone 6S e iPhone SE.

Com as aposentadorias anunciadas nesta terça, fica assim o catálogo de smartphones da Apple:

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS

Mais iPhone 11