Topo

Argentina é criticada por repetir nuvens em imagens do Instagram

Nuvens iguais em fotos de Tupi Saravia foram notadas pelos seguidores - Reprodução/Instagram
Nuvens iguais em fotos de Tupi Saravia foram notadas pelos seguidores Imagem: Reprodução/Instagram

Bruno Madrid

de Tilt, em São Paulo

30/08/2019 11h37

A vida de influenciadores digitais parece "perfeita": paisagens paradisíacas, pratos refinados e acessórios de luxo - além dos presentes, claro - são registros comuns no Instagram de quem tem milhares de seguidores na rede social.

O problema é que, às vezes, as fotos destas pessoas não mostram a verdadeira realidade de alguns cenários. E foi por essa questão que a argentina Tupi Saravia recebeu uma série de críticas em seu perfil: seguidores notaram que há repetição nas nuvens em diferentes fotos.

Saravia, que tem quase 300 mil seguidores no Instagram, se considera uma "blogueira viajante". Ela publica imagens de si mesma em vários lugares do mundo (inclusive no Brasil). Mas o formato idêntico das nuvens em algumas fotos chamou a atenção dos fãs.

Para uns, não há o menor problema em editar as imagens e repetir detalhes dos cenários. Já para outros, a prática acaba espalhando uma mentira e engana quem ficou interessado pela paisagem.

Não é coincidência

No Instagram, a própria Saravia confirmou a edição de imagens, mas afirmou nunca ter escondido isso dos fãs. "É um aplicativo chamado QuickShot, sobre o qual eu sempre fui aberta com meus seguidores. Na verdade, tem uma história destacada no meu feed onde você pode ver como eu edito as fotos mudando o céu, mostrando o antes e o depois".

"Não é grande coisa. Eu o uso para uma melhor composição nas minhas fotos quando a imagem real tem um céu estourado. Se você também precisar de algumas, eu posso fazer uma doação", brincou Saravia.

Ao portal Unilad, ela falou que não enxerga a edição como algo que possa enganar os fãs. "Não vejo nada de errado nisso. Editar fotos significa alterar o equilíbrio de cores, a exposição, a nitidez e o contraste. É tudo para melhorar a imagem para que ela caiba em uma visão artística. Adicionar nuvens a fotos claras e exteriores não muda o assunto da foto e não significa que eu não estava realmente onde a foto foi tirada. Eu acho que não machuquei ninguém", completou.