Topo

Protótipo de carro conectado tem 8 câmeras; veja como seria

Carro conectado: protótipo da Samsung tem 8 câmeras e 9 telas - Divulgação
Carro conectado: protótipo da Samsung tem 8 câmeras e 9 telas Imagem: Divulgação

Lilian Ferreira

De Tilt, em Seul*

24/08/2019 04h00

Um carro cheio de câmeras, alertas, conectividade e telas. Pensando no futuro próximo, antes de os autônomos dominarem as ruas, a Samsung mostra um protótipo de carro com 8 câmeras e 9 telas.

Em sua sede em Seul, na Coreia do Sul, pude experimentar como será. A ideia é tudo ser mais interativo e automatizado. As câmeras monitoram todo o entorno do carro, com alertas de proximidade e mostram o que está do lado de fora em telas que funcionam como espelhos retrovisores, um de cada lado do painel frontal.

Ele é feito a partir de uma combinação de três câmeras voltadas para trás e um radar nos cantos do veículo. Os sensores, direito e esquerdo, acoplados a uma câmera traseira de longo alcance (normalmente localizada logo acima da placa do veículo) facilitam o monitoramento de ponto cego e a mudança de faixa, além de ter aviso de colisão traseira. Os sensores de curto alcance instalados nos cantos completam o pacote, oferecendo visão de 360 graus.

Além das duas telas "espelho retrovisores", da tela que dá informações ao motorista como velocidade, aceleração, óleo etc., há ainda uma tela gigante bem no meio do painel, que espelha seu celular e pode passar filmes, caminhos, tocar música e tudo mais que você já faz no seu aparelho móvel.

Também é possível se conectar com eletrodomésticos da Samsung e ver o que tem dentro da geladeira, por exemplo, ou mandar ligar o ar condicionado enquanto você ainda está no carro.

Atrás da cabeceira dos dois bancos dianteiros e na frente do banco do passageiro há telas que também podem ser ligados a celulares. No total, são 4 telas e 4 encaixes para celular. As outras duas telas ficam embaixo da tela do meio e controlam ar condicionado e outros funcionamentos do próprio carro.

Carro conectado Samsung -3 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Reconhecimento facial do motorista

Além de todo o divertimento, o carro tem reconhecimento facial do motorista, tanto para personalizar ajustes de banco e temperatura de acordo com cada um, quanto para soltar alertas ao menor sinal de que o condutor está dormindo ou não está prestando atenção ao caminho.

O programa captura recursos biométricos do motorista, como olhar fixo, posição da cabeça e diâmetro da pupila, e também pode analisar taxas cardíacas ou respiratórias dos ocupantes.

O sistema chamado de Digital Cookpit pode ser introduzido em diversos modelos de carros, de acordo com a escolha dos fabricantes dos veículos.

Carro conectado - Samsung 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

* A jornalista viajou a convite da Samsung

SIGA TILT NAS REDES SOCIAIS