Topo

Nasa dá nome Rolling Stones para rocha encontrada em Marte

Nasa nomeia rocha encontrada em Marte de Rolling Stones - NASA/JPL-Caltech
Nasa nomeia rocha encontrada em Marte de Rolling Stones Imagem: NASA/JPL-Caltech

Do UOL, em São Paulo

23/08/2019 08h43

A Nasa decidiu fazer uma homenagem aos Rolling Stones e deu o nome da banda a uma rocha encontrada em Marte. O grupo, liderado por Mick Jagger, ficou encantado com a notícia. "Que maneira maravilhosa de celebrar a turnê. Este é definitivamente um marco em nossa longa história", declararam.

Um pouco maior que uma bola de golfe, a rocha rolou cerca de 1 metro em 26 de novembro de 2018, impulsionada pelos propulsores da espaçonave Insight quando ela aterrissou em Marte para estudar o interior do planeta. É o mais distante que a Nasa já viu uma rocha rolar enquanto uma espaçonave pousava em outro planeta.

"Parte do papel da Nasa é compartilhar nosso trabalho com diferentes públicos. Quando descobrimos que os Stones estariam em Pasadena (Califórnia), homenageá-los parecia uma maneira divertida de alcançar fãs em todo o mundo", disse Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciências Planetárias da Nasa em Washington.

O ator Robert Downey Jr. foi o responsável por fazer o anúncio ontem no estádio Rose Bowl, antes da banda subir ao palco.

Nomes científicos oficiais para lugares e objetos em todo o sistema solar - incluindo asteroides, cometas e locais em planetas - podem ser designados apenas pela União Astronômica Internacional, mas os cientistas costumam dar muitos apelidos não oficiais para tornar mais fácil a discussão e consultá-los em documentos científicos.

Então, apesar de o nome Rolling Stones ser informal, ele aparecerá nos mapas de trabalho de Marte.