Topo

Está perdido na reforma da casa? Estes aplicativos são uma mão na roda

Reformar a casa ou o apartamento ficou um pouco mais fácil com o uso de aplicativos - Arte UOL
Reformar a casa ou o apartamento ficou um pouco mais fácil com o uso de aplicativos Imagem: Arte UOL

Laura Martins

Colaboração para Tilt, em São Paulo

18/08/2019 04h00

Pintar as paredes, trocar um sofá ou escolher um novo móvel são coisas que podem ser mais complicadas do que parecem. Com uma infinidade de estilos, cores e modelos disponíveis no mercado, uma reforminha despretensiosa tem tudo para virar um pesadelo. Se você não quiser ou não puder contratar um profissional adequado para orientação, alguns aplicativos podem ajudar.

Separamos seis deles para você começar a colocar a mão na massa —todos estão disponíveis para Android e iOS e são grátis.

Homestyler

Com este, dá para criar seus próprios projetos de design, contando com a ajuda do 3D. Você tira uma foto do ambiente (ou usa um dos modelos básicos disponíveis no app) e escolhe os móveis tridimensionais de acordo com o tamanho e o estilo. Isso ajuda a ver se os objetos estão combinando ou se eles se encaixam na planta. Outro recurso bem útil permite que você discuta seu projeto com outras pessoas que usam o aplicativo e tenha um feedback.

Homestyler - Reprodução - Reprodução
Quer saber se o móvel fica legal? O Homestyler permite criar projetos em 3D
Imagem: Reprodução

Houzz

O grande diferencial este app é o acesso a um banco de mais de 16 milhões de fotos em alta resolução, o que pode ser decisivo para quem está sem inspiração ou com muitas dúvidas. A busca pode ser feita por estilo, localização ou ambiente da casa (como cozinha ou sala de estar, por exemplo). Além disso, diversos designers publicam artigos com dicas e instruções para ajudar na decoração de imóveis.

Houzz - Reprodução - Reprodução
Houzz disponibiliza milhares de imagens para você ter a inspiração que precisa
Imagem: Reprodução

Coral Visualizer

Só pintando uma parede você já pode dar uma outra cara para um ambiente. Para não errar na hora de escolher a cor, use o Coral Visualizer. Primeiro, você tira uma foto do cômodo com o seu celular, depois escolhe uma cor e aplica na parede virtual. Dá para ver instantaneamente como ficaria. Outro recurso muito interessante é o que te ajuda a descobrir o nome da cor que você viu por aí. É só apontar a câmera do celular para aquela flor de cor única e achar um tom bem parecido. A app funciona num esquema parecido com o Pinterest, permitindo criar painéis temáticos, cheios de referências.

Coral Visualizer - Reprodução - Reprodução
A cor faz toda a diferença, certo? E é aí que o Coral Visualizer pode dar uma forcinha
Imagem: Reprodução

Magicplan

Para garantir uma reforma sem dor de cabeça, é essencial ter todas as medidas do cômodo e dos móveis. Se você não tem uma trena à mão, use o app Magicplan. Com a ajuda do celular, ele é capaz de medir o espaço e desenhar uma planta baixa por meio das fotos.

Magicplan - Reprodução - Reprodução
Quer evitar erros em relação ao espaço? Magicplan consegue medir cômodos
Imagem: Reprodução

iHandy Level

Medir os níveis de superfície da construção também pode ser um problema sem a ferramenta certa —e nem todo mundo tem um prumo em casa, não é mesmo? O iHandy Levela é um "alinhador" que corrige ângulos de objetos (como um quadro, por exemplo) e até mesmo de paredes.

iHandy - Reprodução - Reprodução
Aplicativo iHandy Level é "especialista" em nivelamento de objetos
Imagem: Reprodução

Construcalc

Reformar e decorar uma casa pode facilmente causar um rombo no orçamento. O Construcalc é ótimo para que você entenda qual seria o gasto médio de acordo com o que planeja fazer em cada ambiente. O aplicativo calcula, por exemplo, quanto de material será necessário para fazer laje, parede, piso, telha, entre outros.

Construcalc - Reprodução - Reprodução
Construcalc possibilita fazer cálculos em vários setores da reforma
Imagem: Reprodução