Topo

Inventaram uma roupa inteligente que melhora sinal e bateria de gadgets

O tecido conduz ondas de rádio - Divulgação/NUS
O tecido conduz ondas de rádio Imagem: Divulgação/NUS

De Tilt, em São Paulo

18/08/2019 04h00Atualizada em 19/08/2019 07h55

Já pensou se sua própria roupa resolvesse dois problemões da vida moderna: falta de sinal e pouca bateria? Pesquisadores de Singapura inventaram um tecido chamado de "metamaterial", que permite que ondas de rádio, como Bluetooth e wi-fi, deslizem pelas roupas inteligente e passem para os dispositivos, em vez de irradiar para fora em todas as direções.

Isso aumenta o alcance do sinal e economiza bateria em aparelhos sem fio, como fones de ouvido e relógios inteligentes. Ou seja, os sensores e a tecnologia "wearable", como Apple Watches e AirPods, podem estabelecer conexões mais fortes mais rapidamente e economizar energia, disseram os cientistas da Universidade Nacional de Singapura.

"Esta camiseta aumenta em mil vezes a conectividade sem fio de dispositivos em volta do meu corpo", disse o professor assistente John Ho, vestindo uma camiseta esportiva atada com tiras do tecido metamaterial.

Ho, que supervisionou uma equipe de dez membros que desenvolveu a tecnologia ao longo de um ano, disse que ela pode ser usada para medir os sinais vitais de atletas ou pacientes de hospitais.

A equipe de Singapura obteve uma patente provisória sobre o projeto do tecido, que pode ser lavado, seco e passado como roupas normais e custa apenas alguns dólares por metro para ser produzido. (Com Reuters)