Topo

No Brasil, iPhones têm internet móvel mais rápida que outros smartphones

Aparelhos da Apple registraram os melhores índices no Brasil - Getty Images
Aparelhos da Apple registraram os melhores índices no Brasil Imagem: Getty Images

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

08/08/2019 16h58

Resumo da notícia

  • Levantamento aponta que dono de iPhone no Brasil costuma ter plano de dados melhor
  • No mundo, aparelhos da Samsung obtiveram os melhores resultados nos testes
  • Dados indicam como é a experiência com a internet móvel em cada país

Os brasileiros donos de iPhones são aqueles que desfrutam das melhores velocidades de download na internet móvel. A informação vem de um levantamento da Opensignal divulgado na última terça-feira (6), que determinou que fabricante smartphones entre as três maiores do mercado - Apple, Huawei e Samsung - permite as conexões mais rápidas. Aqui, a Huawei ficou em segundo e a Samsung em terceiro.

O relatório considerou 117 bilhões de testes feitos no app da Opensignal em mais de 23 milhões de celulares entre o início de abril e o final de junho de 2019. Os resultados indicaram que os usuários brasileiros dos smartphones da Apple têm as melhores velocidades de download, 21 Mbps, contra 19 Mbps dos aparelhos da Huawei e 15 Mbps dos da Samsung.

Velocidade média de download em internet móvel - Opensignal - Opensignal
iPhones não são líderes de velocidade em todo lugar analisado
Imagem: Opensignal

O que foi registrado no Brasil não é a regra no resto do mundo, já que entre 40 países analisados, 35% deles tiveram a Samsung como líder do ranking. A organização acredita que os bons resultados dos iPhones por aqui estão diretamente associados com a tendência que os usuários brasileiros donos de smartphones da Apple têm de contratar planos de dados melhores.

É um cenário semelhante ao registrado em Taiwan e Costa Rica, enquanto em outros países a compra de smartphones é mais comum e não está necessariamente ligada à contratação dos melhores planos.

O levantamento ainda separou três categorias de smartphones, determinadas por suas capacidades de conexão LTE, e mediu qual das três marcas se deu melhor.

Alto nível

Englobando iPhone XS, toda linha Galaxy S desde o S8, mais Galaxy Note 8 e 9, além dos tops Huawei P20 Pro, P30 Pro, Mate 10 e Mate 20, essa categoria teve os aparelhos da Samsung como os mais rápidos, com uma média global de downloads de 26 Mbps. A Apple ficou em segundo com 25.1 Mbps e a Huawei em terceiro com 24.4 Mbps. Entre todos os usuários brasileiros de aparelhos dessa categoria, a média da velocidade de download foi 26.6 - a 39ª entre 73 países.

Nível médio

Considerando aparelhos como iPhone XR, X, 8, 7 e 6S; Samsung M40 e A80; ou Huawei P30 Lite e Enjoy 9E, essa categoria teve a Apple na liderança com a média global de 16.5 Mbps, contra 16.3 Mbps da Huawei e 14.4 Mbps da Samsung. Entre os brasileiros, a média geral foi de 16.9 Mbps.

Nível inferior

Nesta categoria, a Huawei, representadas por aparelhos como o Nova 2, ficou na primeira posição. Outros modelos avaliados foram Samsung A2 Core, J4 Core e os iPhones SE e 6. Aqui, a média foi de 14.3 Mbps.

O que significa?

Consideradas as diferenças entre as três categorias, a Opensignal aferiu que os brasileiros donos de aparelhos do primeiro nível chegam a ter uma velocidade de download quase duas vezes maior - 1,9, para ser mais preciso - do que aqueles que utilizam aparelhos do nível mais baixo. A diferença pode parecer grande, mas em países como Canadá e Emirados Árabes, a variação é de 2,9 vezes.

Na América Latina, o Brasil fica atrás apenas de México entre as melhores velocidades nos celulares de alto nível, enquanto Coreia do Sul, Canadá e Cingapura são os líderes globais, com velocidades médias de download de 70.4 Mbps, 67.1 Mbps e 65.4 Mbps, respectivamente. O lanterna é o Iraque, com míseros 6.6 Mbps.

Segundo a Opensignal, esses números são um bom indicador para saber que nível de experiência de rede móvel é possível em cada país - e o que isso implica para futuros avanços neste campo.