Topo

Quem é Anúbis, que virou meme pedindo para você "baixar a bola"

À esquerda, o Anúbis "real"; à direita, o que viralizou no Twitter com o slogan "baixa a bola" - Reprodução/Twitter
À esquerda, o Anúbis "real"; à direita, o que viralizou no Twitter com o slogan "baixa a bola" Imagem: Reprodução/Twitter

Bruno Madrid

do UOL, em São Paulo

25/07/2019 14h56

Resumo da notícia

  • Uma criatura com cabeça de animal e corpo de ser humano viralizou no Twitter
  • Trata-se de uma montagem com Anúbis, protetor e guardião dos mortos na mitologia egípcia
  • No post, Anúbis aparece com as mãos estendidas e pede para alguém "baixar a bola"

Nas últimas horas, um meme do que parece ser uma mistura de animal com ser humano com mãos estendidas viralizou nas redes sociais. Em uma publicação no Twitter da conta Filosofia Moderna, a legenda diz que "o Anúbis tá pedindo pra você baixar a bola".

Em menos de 24 horas, foram mais de 2,5 mil retweets e quase 9 mil curtidas na publicação. Como uma simples foto pode ter gerado tanto engajamento?

A figura "estranha" é Anúbis. Já ouviu falar? De acordo com a mitologia egípcia, trata-se de uma espécie de protetor, guia e guardião dos mortos que tinha cabeça de um chacal (animal parecido com raposas e cães) e corpo de ser humano.

Ele foi representado desta forma por cuidar dos mortos que, segundo a lenda, eram enterrados em covas rasas. Daí a justificativa de se ter uma cabeça de animal.

É claro que o meme não condiz perfeitamente com a ilustração "oficial" de Anúbis. No Twitter, a criatura aparece "pedindo calma" a alguém; já a representação padrão mostra o corpo segurando um bastão em uma mão e uma espécie de chave em outra.

De qualquer forma, não faltou bom humor nas redes sociais: