Topo

Clicou no link de Marina Ruy Barbosa? Veja como ficar seguro no Instagram

Marina Ruy Barbosa teve seu Instagram hackeado durante a madrugada desta terça-feira (16) - Reprodução/Instagram
Marina Ruy Barbosa teve seu Instagram hackeado durante a madrugada desta terça-feira (16) Imagem: Reprodução/Instagram

Bruno Madrid

do UOL, em São Paulo

16/07/2019 09h12

Resumo da notícia

  • A página do Instagram de Marina Ruy Barbosa foi alvo de ataque hacker nesta madrugada
  • De acordo com a empresa, a atriz já entrou em contato e a situação foi normalizada
  • Clicou no link do hacker? Baixar antivírus é o primeiro passo para resolver problemas
  • Senha segura e autenticação em dois fatores são dicas da empresa contra ataques

Marina Ruy Barbosa certamente levou um susto na manhã desta terça-feira (16). Isso porque a atriz global teve sua conta do Instagram hackeada durante a madrugada. Ela tem mais de 33 milhões de seguidores e possui o "selo azul", que valida páginas verificadas pela rede social - e que, segundo a empresa, não tem relação com uma maior segurança em relação a perfis "comuns".

Segundo o Instagram, Marina entrou em contato com a rede social para regularizar a situação, que já está controlada. A atriz apagou o conteúdo por volta das 9h30.

Foto nos stories de Marina Ruy Barbosa tinha a intenção de fazer o internauta cair em link suspeito - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Foto nos stories de Marina Ruy Barbosa tinha a intenção de fazer o internauta cair em link suspeito
Imagem: Reprodução/Instagram

No perfil, cinco fotos iguais foram publicadas com a seguinte legenda: "Eu estou doando 1000x iPhone XS grátis xs 'e muito mais na minha história do Instagram AGORA! Eu amo todos vocês". Já nos stories, seis publicações foram expostas, mas com produtos diferentes: em inglês, são oferecidos iPhones, Macbooks e outros eletrônicos caríssimos. Para "ganhar", era necessário deslizar o celular para um link - relatado por fãs da atriz como vírus.

Marina, que figurou nos Trending Topics do Twitter nesta manhã, não é a primeira famosa a ter uma conta no Instagram atacada. Além dela, o locutor Cid Moreira, o cantor Lucas Lucco, a atriz Laura Neiva, o ator Noah Centineo e a ex-BBB Fani tiveram seus perfis invadidos. Outros afetados foram o jogador de futebol Taison e até a lenda do heavy metal Ozzy Osbourne.

Cliquei no link. E agora?

Vários internautas que deslizaram e foram até o link divulgado pelo hacker mostraram preocupação na web.

Caso você seja um deles e percebeu que seu smartphone está estranho, é recomendado buscar um antivírus confiável com urgência. Há vários deles espalhados nas lojas virtuais - muitos, inclusive, são gratuitos.

Ao instalar o antivírus desejado, é só aguardar o app fazer uma varredura no seu celular e seguir o passo a passo. O sistema deve alertar caso exista algum tipo de anormalidade e, dependendo do caso, consegue sanar o problema.

O ideal, também, é trocar senhas de email e redes sociais, para prevenir seu smartphone de qualquer problema, já que não é possível dimensionar o tamanho do estrago que o vírus possa ter causado.

Segurança do Instagram

O UOL Tecnologia já mostrou o novo recurso do Instagram para reaver contas hackeadas na rede social. Abaixo, listamos outras dicas de segurança dadas pela própria empresa.

Nos itens "Privacidade" e "Segurança", localizados dentro da parte de configurações do app, é possível fazer alterações para dar mais proteção ao seu perfil.

Senha forte

Nada melhor do que um senha segura. Para isto, é preciso ser "criativo" e não escolher nomes próprios e fáceis de serem descobertos. A utilização de letras maíúsculas atreladas às minúsculas, números e códigos são ótimas maneiras de defesa contra hackers.

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma "defesa extra" na hora de fazer o seu login. Com ela, é necessário digitar um código enviado ao seu celular após a introdução da senha. O próprio Instagram recomenda aos usuários o método e explicou como fazer em sua página oficial: "Adicione proteção à sua conta toda vez que você fizer login em um telefone ou computador não reconhecidos. Enviaremos um SMS com um código de login, ou você pode usar um aplicativo de segurança de sua escolha, como o Google Authenticator ou o Duo Mobile".