Topo

Por que meu computador começou a apitar?

Apito do computador pode ser sinal de problema - iStock
Apito do computador pode ser sinal de problema Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

21/06/2019 04h00

Um fato que pode deixar usuários de computador assustados é quando a máquina dá um problema e começa a apitar. O som pode ser constante ou intermitente, mas é uma forma de indicar ao usuário que algo errado está acontecendo.

Não há uma padronização das fabricantes quanto ao som de erro que será emitido pelo computador. Em geral, ele é emitido no carregamento da BIOS (sistema básico responsável pela inicialização dos computadores). Ela executa uma série de testes antes de iniciar o sistema operacional e, ao encontrar erros, pode dar alertas sonoros.

O apito também pode acontecer quando o sistema operacional já foi carregado e o usuário está executando programas. Geralmente, neste caso, o som se refere a um problema de memória ou placa de vídeo.

É comum se tratar de um problema de memória ou na placa de vídeo. Outra causa do apito pode ser estática. Em computadores de mesa, um usuário mais experiente pode abrir a CPU e limpar a parte da memória ou da placa de vídeo que faz contato com o slot da placa mãe com uma borracha escolar. O usuário pode ainda limpar também os slots.

Mas, se o computador em questão é um notebook, ou se você não tem experiência em mexer nos componentes internos da CPU, o melhor a fazer é buscar uma assistência técnica.

Por fim, há ainda uma última ocasião em que o seu computador pode começar a apitar: se, por distração, você colocar algum objeto sobre o teclado, pressionando uma ou várias teclas sem parar. Para o barulho parar, basta tirar o objeto de cima do teclado.