Topo

Após tuíte de Carlos Bolsonaro, veja apps e sites para escrever em morse

Gostou da tradução? Decrypto é uma das opções para "decifrar" o código morse - Reprodução
Gostou da tradução? Decrypto é uma das opções para "decifrar" o código morse Imagem: Reprodução

Bruno Madrid

do UOL, em São Paulo

13/06/2019 15h04Atualizada em 13/06/2019 16h43

Resumo da notícia

  • Carlos Bolsonaro tuitou uma frase em código morse e deixou internautas intrigados
  • O vereador errou ao colocar espaços entre os códigos e gerou dúvida
  • UOL Tecnologia listou apps e sites para você aprender mais sobre o sistema

Na manhã desta quinta-feira (13), o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) agitou as redes sociais após uma publicação em código morse (sistema de escrita desenvolvido em 1835) surgir em seu Twitter.

Assim que o filho de Jair Bolsonaro publicou o tuíte, vários internautas tentaram decifrar o que estava sendo escrito. Como o político colocou espaços entre os pontos e os traços, muitos não conseguiram traduzir a frase da maneira correta. Minutos mais tarde, o vereador precisou explicar o que tentou postar.

Entenda o sistema

Basicamente, cada sequência de código morse significa uma letra. A letra L, por exemplo, é formada pela sequência ".-.." (ou seja, no início da publicação, Carlos acertou --apesar de ter colocado underline no lugar de um simples traço, ato que indifere a tradução).

O problema foi especificamente em códigos com espaço. Por exemplo, na terceira palavra, "preso". Pela tradução que ele mesmo fez, a tentativa da primeira e da última letra, ".- -" e " _ _ _ ", foi a de colocar as letras P e O, formada por ".--" e "---", sem espaço. Na maneira oficial, Bolsonaro acabou escrevendo "AN" no primeiro caso, e a letra T (-) por três vezes no segundo.

Isso também atrapalhou a última palavra, e a segunda letra "A" não foi escrita. Então ao pé da letra, Carlos Bolsonaro escreveu algo como "LULA TA ANRESTTT TSABCA".

O site Omniglot é um dos que disponibiliza a definição de cada código, como você pode ver abaixo.

Letras do alfabeto e suas respectivas sequências, de acordo com o Omniglot - Reprodução/Omniglot - Reprodução/Omniglot
Letras do alfabeto e suas respectivas sequências, de acordo com o Omniglot
Imagem: Reprodução/Omniglot

De qualquer forma o tuíte cumpriu o propósito de aguçar a curiosidade do internauta. Você quer entrar na onda e escrever --corretamente-- em código morse? O UOL Tecnologia separou alguns apps e sites para você aprender a utilizar o sistema.

Decrypto

Disponível para Android, o Decrypto é um app gratuito que traduz vários tipos de linguagem --entre elas, o código morse. Para obter uma frase ou palavra neste sistema, basta ir em "Encrypt", na lista de códigos, e digitar o que quiser. Caso você queira fazer o caminho inverso, é só ir em "Decrypt" e repetir o processo.

Morse Code

Simples, mas eficiente: ao abrir o app Morse Code, você já cai em um campo para preencher o texto desejado e receber o equivalente em código morse. Para "decifrar", é só clicar na seta entre os títulos. Disponível gratuitamente para Android.

Morse-It

Especializado, pago e exclusivo para iOS, o Morse-It tem um glossário mais complexo e permite ao usuário criar mensagens em morse por meio de som do iPhone ou iPad: sim, ele consegue decodificar textos com sua voz. É recomendado para quem realmente quer se aperfeiçoar no sistema.

Unit Conversion

Disponível para quem está na versão web, o Unit Conversion traduz vários tipos de linguagens - entre elas, o código morse. Há dois campos para escrita: é só escolher se você quer começar pelo português ou pela linguagem específica.

Topster

O Topster é um site português bastante simples que traduz idiomas comuns ao código morse. Basta preencher a frase desejada e clicar em "converter" para ter o resultado.