Topo

WhatsApp impedirá que você salve fotos de perfil dos contatos, mas por quê?

WhatsApp terá mudança que envolve privacidade de contatos - Allan White/Fotos Públicas
WhatsApp terá mudança que envolve privacidade de contatos Imagem: Allan White/Fotos Públicas

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

08/06/2019 16h28

Resumo da notícia

  • WhatsApp retirará as opções de "salvar" e "copiar" fotos de perfis de contatos
  • Novidade já foi vista em versões beta do app para iOS e Android
  • Usuários ainda poderão tirar print, o que coloca em dúvida a eficácia da medida
  • Aplicativo também terá leve melhoria em visualizações de galerias no iPhone

O WhatsApp vai impedir que você salve ou copie uma imagem de perfil de um contato, mas provavelmente sem muita eficácia. O recurso, que busca dar mais privacidade a usuários, foi notado na versão beta do sistema iOS na última semana pelo site WABetaInfo, que costuma acertar com frequência novidades do aplicativo.

Mas o que vai mudar na prática? Bem simples: atualmente, se você abrir uma conversa no app e clicar na foto, um ícone no canto direito superior do aplicativo aparecerá com as opções "salvar a imagem" e "copiar". Mas, aparentemente, não por muito tempo.

Em uma versão beta recente para os iPhones, a publicação notou que essas opções foram removidas para perfis. Antes, uma versão beta de Android já tinha passado por esse mesmo teste, o que indica que valerá para os dois sistemas.

É bom notar que essa mudança valerá só para perfis individuais de usuários - em grupos, você poderá continuar salvando o ícone da foto principal do chat. Segundo o WABetaInfo, a modificação já estará disponível para quem atualizar para a próxima versão do sistema iOS liberada a todos os usuários, a 2.19.60.

Mas por quê?

Dá para entender que essa medida visa dar mais privacidade a usuários. Afinal, não sei se muita gente por aí gosta que sua foto seja salva ou copiada sem você saber - apesar disso poder ser feito com imagens do Facebook também, por exemplo.

O que não faz sentido é a eficácia da medida. Se não pode salvar ou copiar com os ícones do aplicativo, bastará ao usuário tirar um screenshot da tela.

Sim, uma pessoa má intencionada poderá ter mais trabalho, já que talvez tenha que cortar a foto a partir do print e tudo o mais. Mas de modo algum o WhatsApp realmente impedirá o salvamento da foto do contato.

Isso seria possível, no futuro, se o WhatsApp impedisse ou dedurasse prints das fotos de perfis de usuários - como o Snapchat faz. Mas o mensageiro não deu nenhum indicativo disso até agora.

Melhoria em galerias

Outra mudança que o WhatsApp deverá ter em breve é uma melhoria na visualização de fotos enviadas por seus contatos. Atualmente, elas são apenas agrupadas no app, com um indicativo do tamanho de dados do conjunto de fotos. No futuro, além dessa informação, o WhatsApp passará a mostrar também o número exato de fotos/vídeos que estão agrupados, como é possível ver abaixo.

WhatsApp adicionará informação extra em visualização de galeria - Reprodução/WABetaInfo - Reprodução/WABetaInfo
WhatsApp adicionará informação extra em visualização de galeria
Imagem: Reprodução/WABetaInfo