Topo

5 coisas que você precisa saber sobre os anúncios do Google para o Brasil

Internet pública, celular barato e Copa do Mundo: as novidades do Google para o Brasil - Bruna Souza Cruz/UOL
Internet pública, celular barato e Copa do Mundo: as novidades do Google para o Brasil Imagem: Bruna Souza Cruz/UOL

Bruna Souza Cruz

do UOL, em São Paulo

07/06/2019 09h46

Resumo da notícia

  • Evento anual do Google, realizado em São Paulo, apresentou novidades aos brasileiros
  • Internet gratuita e rápida em locais públicos, celular barato e opção para seguir empresas favoritas estão entre as inovações
  • Parceria com a Positivo vai integrar produtos da marca ao seu assistente virtual
  • Obras digitalizadas e até detalhes da casa de Candido Portinari poderão ser acessadas

Internet pública gratuita, um celular baratinho com Google Assistente, Portinari virtual e muito mais. Esse é parte do saldo do Google for Brasil, evento anual da empresa voltado ao anúncio de novos produtos e serviços para o mercado brasileiro, que aconteceu nesta quinta-feira (6) no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Separamos abaixo cinco anúncios que você precisa saber sobre as apostas do Google para o país. Ainda não temos Google Home e Google Pixel à venda no Brasil, mas quem sabe um dia?

1) Internet gratuita para geral

O final do pacote de dados é um drama iminente em nossas vidas de usuário de celular. Mas pelo menos em São Paulo o Google quer ser um suporte nisso. O Google Station é uma plataforma que permite o acesso gratuito à internet rápida em locais públicos. Basta o usuário abrir as configurações do smartphone, selecionar a rede wi-fi do Google e começar a usar.

A iniciativa começou a funcionar em São Paulo (mais de 80 locais contarão com a rede) e envolve uma parceria com as provedoras de internet America Net (locais mais gerais) e Linktel (estações de trem). As empresas ficam com a parte de infraestrutura e oferta de rede. O Google fica com a tecnologia de acesso e a interface do login.

Alguns locais que devem receber o serviço são o parque do Ibirapuera, em São Paulo, praças como Largo da Concórdia e Praça Silva Teles, e algumas estações de trem da CPTM.

Gratuita para o usuário, o Google Station permite que o acesso ao wi-fi possa ser monetizado com a exibição de anúncios para os usuários na tela de login. O banco Itaú é o primeiro a anunciar. No futuro, talvez possam rolar outras formas de propaganda na telinha de conexão.

Mapa mostra alguns dos pontos em que a internet do Google vai funcionar em São Paulo - Reprodução/Google - Reprodução/Google
Mapa mostra alguns dos pontos em que a internet do Google vai funcionar em São Paulo
Imagem: Reprodução/Google

2) Celular baratinho com assistente de voz

Não é um smartphone, mas não é um celular que só faz ligação. Em parceria com o Google, a Positivo lançou o primeiro "smart feature phone" vendido no Brasil com o sistema operacional KaIOS e comando de voz: o P70S.

O que ele faz exatamente? Bom, por R$ 279 reais o usuário vai conseguir ligar (obviamente), trocar mensagens no WhatsApp, acessar o Google Maps e tirar uma foto com uma resolução mais baixinha. Para acessar o assistente de voz do Google, é só apertar um botão central, criado exclusivamente para isso.

3) Copa do Mundo Feminina de futebol

Quem gosta de esportes vai poder acompanhar todos os detalhes em tempo real da Copa do Mundo Feminina de futebol, que começa nesta sexta (7), com a ajuda do Google.

Os usuários terão acesso a recursos na página de busca para acompanhar em tempo real as partidas, visualizar os placares, ver fotos, escalações e o minuto a minuto de cada jogo.

4) Compras pelo Google e seguir empresas

O Google possui o seu próprio shopping virtual já há algum tempo. Mas a empresa investiu em melhorias para a plataforma. Os usuários poderão navegar mais facilmente clicando diretamente nas fotos dos produtos, e uma vitrine personalizada será criada a partir do interesse de cada pessoa (levará em conta, por exemplo, as buscas mais recentes já feitas).

Um indicador de queda de preços e uma coleção de produtos mais populares também vão aparecer para os consumidores.

Além disso, uma ferramenta para pequenos e médios negócios vai permitir que os usuários possam seguir as empresas que eles se interessam. Ao ativar o recurso (que fica dentro dos itens Busca e Google Maps), eles passam a receber informações de ofertas e outras novidades em primeira mão.

Repaginado, Google Shopping terá vitrine personalizada a partir do interesse do usuário - Reprodução - Reprodução
Repaginado, Google Shopping terá vitrine personalizada a partir do interesse do usuário
Imagem: Reprodução

5) Jovens mulheres no desafio dos games

Iniciativa do Google para que mulheres com idades entre 15 e 21 anos participem de um desafio de criação e produção de games. Não é preciso ser nenhuma especialista para se inscrever. Basta querer que seu jogo saia do papel. Ao todo, duas jovens serão vencedoras e terão os seus games desenvolvidos e disponibilizados na loja de aplicativos Google Play. Outras 500 participantes ganharão cursos online sobre programação.

As inscrições vão até 30 de setembro e podem ser feitas no site g.co/desafiochangethegame.

Extras

Como comentei no início, muitas coisas foram anunciadas no Google for Brasil. Por isso, não tem como deixar de destacar mais algumas. Por isso, aqui vão os bônus:

Casa Inteligente

Também em parceria com a Positivo, o Google anunciou a integração de alguns produtos da marca com o seu assistente virtual. Inclui lâmpadas, câmeras, alarmes, tomadas. Tudo ativado por comando de voz.

Waze na nuvem do Google

O Google não anunciou nenhuma novidade do Waze para motoristas, mas uma iniciativa do app com cidades e órgãos públicos, chamada Waze For Cities, parece interessante.

Todos os dias, cerca de 70 cidades parceiras do programa Waze for Cities recebem informações de monitoramento do trânsito que ajudam a criar ações no tráfego para que os motoristas peguem caminhos mais livres. Agora todos os parceiros do Waze for Cities podem armazenar dados gratuitamente na nuvem, via Google Cloud, por dez anos e fazer análises do histórico do trânsito usando ferramentas avançadas.

Com isso, governantes poderão tomar melhores decisões e políticas públicas poderão ser criadas com base em dados mais concretos.

Candido Portinari

Com a iniciativa Google Arts & Culture (Google Arte e Cultura), a empresa emprega algumas tecnologias que permitem uma experiência online bem imersiva no mundo das artes. A novidade para o Brasil é uma retrospectiva virtual inédita do artista brasileiro Candido Portinari.

Quem gosta desse universo das artes vai curtir acessar 5 mil obras digitalizadas (com super tecnologia) e 15 mil cartas e documentos do acervo pessoal dele. Tudo online. Quem quiser pode até fazer um tour pelo Street View na casa de Portinari em Brodowski, São Paulo.

Gosta do mundo das artes? Retrospectiva virtual de Candido Portinari é uma das novidades do Google - Reprodução - Reprodução
Gosta do mundo das artes? Retrospectiva virtual de Candido Portinari é uma das novidades do Google
Imagem: Reprodução