Topo

Homem de Ferro na vida real: Downey Jr. quer usar robôs para limpar a Terra

Robert Downey Jr.: agora virando Homem de Ferro na vida real - Getty Images
Robert Downey Jr.: agora virando Homem de Ferro na vida real Imagem: Getty Images

Renan Dionísio

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/06/2019 15h53

Tony Stark, alter ego do Homem de Ferro, já sugeriu nos filmes da Marvel que o mundo fosse protegido por robôs --e quem assistiu a "Vingadores: Era de Ultron" viu que isso não deu certo. Mas agora Robert Downey Jr., que interpreta o herói, está com uma conversa bem parecida na vida real.

Downey Jr. apresentou na terça (4), no evento re:MARS, abreviação para "Machine learning, Automation, Robotics and Space" (Aprendizado de Máquina, Automação, Robótica e Espaço, em tradução livre), sua nova iniciativa chamada Footprint Coalition, que pretende usar robôs e inteligência artificial (IA) na limpeza do planeta na próxima década.

O objetivo dessa conferência é debater sobre como as tecnologias avançadas, as inteligências artificiais e a robótica podem ser usadas para combater a destruição causada pela poluição mundial. O evento organizado por Jeff Bezos, executivo-chefe da Amazon, acontece em Las Vegas até sexta-feira (7).

"Aviso rápido: não pretendo entender as complexidades que enfrentamos como espécie só porque eu interpretei um gênio em minha vida profissional. Meu desempenho escolar atingiu um final correcional", brincou o ator, aludindo ao seu passado problemático, que incluiu prisões e abuso de drogas.

"Por outro lado, eu interpretei um personagem interessante e icônico por 11 anos, Tony Stark", ele continuou, expressando sua admiração por um personagem que se transformou de um "explorador de guerra sem alma para um homem que estava disposto a se sacrificar pelo bem da comunidade".

Essa não foi a primeira vez que o ator comenta ou trabalha com IA. Recentemente Downey Jr. foi escolhido para criar uma minissérie de documentários sobre o tema para o YouTube Premium.

Em conversa com a Bussines Insider, declarou: "Recentemente, estive em uma mesa com pessoas superinteligentes, impressionantes e experientes há cerca de seis meses, e a seguinte declaração foi feita: 'entre robótica e tecnologia, provavelmente poderíamos limpar o planeta de forma significativa, se não inteiramente dentro de uma década'".

Downey Jr. ainda não detalhou como a Footprint Coalition irá trabalhar, ou se fará parcerias financeiras para atingir esse objetivo. A nova organização do ator está prevista para iniciar suas atividades em abril de 2020. Por enquanto, o site da Footprint mostra apenas uma página de espera pedindo para as pessoas se inscreverem e esperarem pelos próximos passos da "jornada ambiental".