Topo

100% sem bordas: China em breve terá celulares com câmera atrás da tela

Xiaomi Redmi K20 Pro; câmera frontal deste modelo é retrátil, mas a marca já desenvolve um celular em que a lente fica por baixo da tela - Divulgação/Xiaomi
Xiaomi Redmi K20 Pro; câmera frontal deste modelo é retrátil, mas a marca já desenvolve um celular em que a lente fica por baixo da tela Imagem: Divulgação/Xiaomi

Bruno Madrid

do UOL, em São Paulo

03/06/2019 15h45

Resumo da notícia

  • Cofundador da Xiaomi usou protótipo "sem entalhe, sem câmera retrátil"
  • No modo selfie, parte superior da tela fica transparente para a lente agir
  • Já a Oppo ativa a câmera frontal do celular; parte de cima da tela fica preta
  • Não há data para lançamento de celulares com esta função

Uma tendência crescente em smartphones é acabar de vez com as bordas físicas do corpo do celular ao redor da tela. Mas isso ainda batia em questões técnicas como esconder o alto-falante do celular, e principalmente a lente da câmera frontal. Agora as fabricantes chinesas Xiaomi e Oppo divulgaram nesta segunda-feira (3), por meio de suas redes sociais, um novo feito: celulares com a lente da câmera atrás do vidro da tela.

O cofundador da Xiaomi, Bin Lin, mostrou a novidade em seu Weibo usando um protótipo do Mi 9. "Sem furo, sem entalhe, sem câmera retrátil", disse.

O funcionamento da tecnologia foi explicado pelo vice-presidente sênior da empresa, Wang Xiang. Quando o modo selfie é ativado, a parte superior da tela (onde está a câmera frontal) fica transparente e atua como uma lente para o sensor, que tem 20 megapixels.

De acordo com a Xiaomi, a tela tem um vidro de baixa reflexividade, e camadas transparentes ao redor do OLED deixam a luz entrar.

Já a Oppo exibe um vídeo em que um usuário ativa a câmera frontal do celular e, logo depois, e a parte de cima da tela do aparelho fica preta. Ao passar o dedo em cima da área, é possível ver que ele aparece no app da câmera.

Brian Shen, vice-presidente da Oppo, divulgou este vídeo também no Weibo. E adiantou que ainda não há 100% de perfeição nas selfies. "Neste estágio, é difícil para as câmeras abaixo da tela coincidirem com os mesmos resultados que as câmeras normais, e haverá certa perda na qualidade ótica, mas nenhuma nova tecnologia chega à perfeição imediatamente".

Em ambos os casos, não há sacrifício na parte superior da tela para a implantação desse design. Mas não se empolgue ainda: nenhuma das empresas indicou quando os celulares com esta tecnologia serão vendidos.

O que já temos?

Atualmente, as telas dos celulares mais modernos estão adotando entalhes para expandir a tela no topo do aparelho o máximo possível. Seja o corte retangular da linha iPhone quanto os entalhes em gota da Huawei ou circulares do Samsung Galaxy S10 e Motorola One Vision.

Outra alternativa encontrada para deixar a tela 100% sem bordas foram as câmeras frontais retráteis, como em alguns modelos da Vivo e da Oppo.