Topo

A letra tá pequena? Aprenda atalhos para ampliar ou reduzir páginas da web

Pessoas com baixa visão geralmente usam o zoom para visualizar melhor os sites - Reprodução
Pessoas com baixa visão geralmente usam o zoom para visualizar melhor os sites Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

26/05/2019 04h00

Você já abriu seu navegador de internet e as letras estavam tão pequenas que você nem conseguia ler o texto? Ou as fontes apareciam enormes e mal cabiam na tela do computador?

Vamos ver como alterar o zoom --para aumentar, diminuir ou voltar ao tamanho normal-- nos quatro navegadores mais usados: Chrome, Safari, Edge e Firefox.

Às vezes, por acidente, o internauta dá zoom quando aciona o scroll (a roda de rolagem do mouse) com a tecla Ctrl pressionada. A confusão com a roda do mouse acontece porque ela é muito usada para rolar as páginas da internet para cima e para baixo.

Também é comum que o usuário altere o tamanho da fonte em um site, mas esquece de retornar à configuração padrão. O browser lembra as alterações e pode fazer com que alguns dos sites visitados mais tarde pareçam estranhos, desconfigurados.

No Windows, em todos os navegadores citados, se você pressionar a tecla Ctrl e mover a roda de rolagem do mouse para a frente, o tamanho das letras aumenta. Já se mover a roda de scroll ara trás, as letras diminuem. Outra opção é segurar a tecla Ctrl e apertar a tecla "+" para aumentar o zoom ou "-" para diminuir o zoom.

No Mac, a opção com a roda de rolagem não funciona. Para ampliar o zoom no Mac, segure a tecla Command e aperte "+". Para diminuir, Command e "-".

Além de alterar o tamanho do texto, esses comandos também podem mudar o tamanho das fotos, dependendo da página acessada e da versão do navegador. Pode acontecer de a página inteira ficar "bagunçada", com anúncios em cima do texto e sobreposição de objetos. Isso ocorre porque a página foi desenhada para um padrão de letra determinado.

Alguns sites usam um tamanho de letra fixo. Por um lado, isso evita o problema de desconfigurar a página, mas, por outro, limita a autonomia do usuário na hora de navegar. Pessoas com baixa visão geralmente usam o zoom para visualizar melhor os sites.

Outro ponto importante no tamanho do que você vê na sua tela é a resolução do monitor. Quanto menor o número, maior o tamanho dos objetos; quanto maior a resolução, menores aparecem os objetos na tela.

Para mudar a resolução no Windows, clique em Iniciar > Painel de Controle > Aparência e Personalização > Ajustar a resolução da tela. Em Resolução, escolha o tamanho e clique em Aplicar.

No Mac, abra Preferências do sistema > Monitores; em "Resolução", selecione "Redimensionada" e escolha o tamanho desejado.