Topo

O que é "shippar"? Entenda uma das expressões mais buscadas pelo brasileiro

Você "shippa" o casal Brumar? - Reprodução/Instagram
Você "shippa" o casal Brumar? Imagem: Reprodução/Instagram

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

21/05/2019 04h00Atualizada em 21/01/2022 15h12

"Shippou"? Se você não sabe o que isso significa, você não está sozinho: "o que é shippar" é uma das perguntas mais feitas pelos brasileiros na ferramenta de pesquisas do Google, de acordo com um relatório recente da empresa de marketing digital SEMrush. A expressão vem da palavra em inglês "relationship", que significa "relacionamento" em português.

A história de como a palavra foi cortada pela metade e se transformou em uma espécie de verbo é curiosa e tem a ver com o universo das "fanfic" —abreviação de "fan fiction", isto é, "ficção de fãs".

"Fanfics" são obras de ficção criadas por fãs de determinadas obras como séries, filmes, histórias em quadrinhos, animes etc. Basicamente, são realidades alternativas criadas por fãs, nas quais o andamento da narrativa e o desenvolvimento de personagens são diferentes dos propostos pelo autor original. As "fanfics" começaram a se popularizar nos anos 1970, quando fãs de "Star Trek" criaram histórias alternativas com os personagens da série, e ganharam um novo impulso com as redes sociais e os fóruns de discussão da internet.

Muitas dessas fanfics acabam criando relacionamentos entre personagens que não ocorreriam dentro do andamento convencional da obra em questão. É aí que entra a expressão "shippar".

Ela é usada quando um fã de determinada obra torce para que dois personagens acabem juntos numa história —o que pode, inclusive, motivar a criação de uma fanfic na qual essa realidade alternativa aconteça de fato.

No Brasil, a expressão ficou mais popular na década de 2000, com o lançamento da série de livros e filmes "Harry Potter", quando fãs começaram a torcer para que casais da ficção como Harry e Hermione terminassem juntos.

A expressão acabou extrapolando as fronteiras da ficção e passou a ser usada na vida real sempre que alguém quer indicar que aprova determinado relacionamento ou torce por ele. Se você acha que as pessoas A e B têm tudo para dar certo juntas, você está "shippando" A e B.

Paralelamente, nas redes sociais, criaram-se nomes para determinados casais —por exemplo, "Brangelina", no caso de Brad Pitt e Angelina Jolie, ou "Brumar", no caso de Neymar e Bruna Marquezine. Ou seja: se alguém falar que 'shippa' Brumar, está querendo dizer que torce para que Neymar e Bruna Marquezine fiquem juntos.

Agora que você sabe o que essa expressão significa, admita: você já "shippou" muito casal por aí, não é mesmo?