Topo

Qual é a operadora de banda larga em que a Netflix funciona melhor?

Internet fibra ótica tem obtido melhores resultados no serviço de streaming - Divulgação
Internet fibra ótica tem obtido melhores resultados no serviço de streaming Imagem: Divulgação

Luiza Ferraz

Especial para o UOL

17/05/2019 11h02

Resumo da notícia

  • Três primeiros nomes no ranking de abril usam modalidade fibra de banda larga
  • No topo da lista está a Oi, que durante o ano de 2018 se manteve entre os últimos
  • Líder em relatórios passados, TIM conta com duas opções; uma é com fibra

As operadoras de internet banda larga estão cada vez mais investindo na tecnologia de fibra ótica, mais eficiente do que a convencional DSL, que usa as redes das linhas telefônicas. Prova disso é o último relatório do Índice de Velocidade de Conexão divulgado pela Netflix, que mostra o desempenho dos provedores brasileiros no serviço de streaming.

Nessa análise, nota-se que os três primeiros nomes no ranking de abril usam a modalidade fibra de banda larga. No topo da lista está a Oi, que durante o ano de 2018 se manteve entre os últimos.

A diferença começou em janeiro deste ano, quando a operadora dividiu a medição de fibra e DSL, com este primeiro prevalecendo. No mês passado, atingiu os 3,88 Mbps (megabits por segundo).

Relatório banda larga Netflix maio/2019 - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Já no mês anterior, a companhia teve um resultado significativo: 4,02 Mbps, o maior do ano que curiosamente teve uma queda em abril nas outras empresas.

Em segundo lugar pelo terceiro mês seguido encontra-se a Algar Fibra, com 3,53 Mbps. Essa é uma outra operadora que dividiu suas medições no começo deste ano, quando passou a apostar na fibra. A sua versão via cabo/DSL está em sétima colocação.

Uma segunda invertida foi a TIM, que estava acostumada com a primeira posição, mas agora conta com duas opções: TIM Live Ultra (DSL) e TIM Live Ultrafibra, como o nome mesmo já diz.

Dessas duas escolhas, a fibra, mais uma vez, mostrou a sua superioridade. Em sua primeira medição (abril), a TIM ocupou a terceira colocação com 3,36 Mbps. O Live Ultra fica em sexto, desempenhando uma velocidade de 3,17 Mbps.

No caso da Vivo, a fibra pode até ter superado a usual Vivo Internet, mas se encontra em quinto lugar, atrás da Net Virtua, que mesmo usando cabo conta com uma velocidade superior (3,29 a 3,19 Mbps).

Vale a pena?

Em questão de preços, a internet convencional via cabo ainda se mostra mais acessível. No entanto, o custo-benefício depende do seu tipo de consumo e quantidade de pessoas dentro de casa.

Se o seu consumo se limita a acessar redes sociais e ler emails, não é necessário um grande investimento. Mas se o intuito é fazer tudo isso e também uma maratona na Netflix, é interessante apostar na fibra ótica.