Topo

É o fim? Apple pode "matar" em breve os iPhones 6, 6 Plus, SE e 5S

iPhone 6 Plus pode ser excluído da próxima atualização de sistema da Apple - Divulgação
iPhone 6 Plus pode ser excluído da próxima atualização de sistema da Apple Imagem: Divulgação

Janaína Garcia

Colaboração para o UOL

10/05/2019 17h42Atualizada em 11/05/2019 13h18

Resumo da notícia

  • Rumor indica que iOS 13 não funcionará em celulares antigos da Apple
  • Isso pode fazer com que a Apple "mate" os iPhones 6, 6 Plus, SE e 5S
  • Modelos estão entre os mais vendidos pela Apple e ainda contam com uma base grande
  • No ano passado, Apple surpreendeu ao liberar iOS 12 para todos modelos que tinham iOS 11

Um temido rumor voltou a aparecer com mais força: a Apple poderá não enviar a atualização do iOS 13 para usuários com iPhones 5S, 6, 6 Plus e SE. Se isso ocorrer, usuários desses aparelhos mais antigos da marca ficarão presos ao iOS 12 e não terão novidades do novo sistema operacional.

O iOS 13, substituto da versão atual do sistema da Apple, deverá ser revelado no próximo dia 3 de junho, quando a marca faz sua conferência anual para desenvolvedores. No lançamento do iOS 12 a Apple surpreendeu ao não cortar nenhum dispositivo antigo da atualização. Além disso, ainda ofereceu ganho de performance aos iPhones mais velhos.

Mas o rumor tem suas dúvidas. O iPhone SE usa o mesmo chip A9 que o iPhone 6S e o iPad da quinta geração, de modo que pareceria inconsistente se só o iPhone SE fosse descartado, enquanto os outros permaneceriam sob suporte.

iPhone antigo tira foto boa? Confira o comparativo dos modelos passados

Leia mais

O site MacRumors lembra, contudo, que a Apple pode deixar de lado o suporte para dispositivos iOS com telas de 4 polegadas --entre os quais, o iPhone 5S e o iPhone SE. Por outro lado, o site aponta outra inconsistência nesse tipo de rumor: e o iPod Touch de sexta geração, que, supostamente, rodará o iOS 13?

Caso o boato vire realidade, a Apple daria um passo ousado, já que os iPhones 6 e 6 Plus venderam bem e, até hoje, têm uma das maiores bases instaladas entre os produtos da gigante.

Excluí-los da lista de aparelhos compatíveis com o iOS 13 poderia fazer com que uma gama razoável de usuários perdesse as novidades de software da empresa. Ao mesmo tempo, trata-se de smartphones lançados em 2014 --outras companhias costumam interromper atualizações de aparelhos em um prazo muito mais curto.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Os iPhones 5S, 6, 6 Plus e SE ficarão presos ao iOS 12, e não ao iOS 11.