Topo

Câmera de celulares Android não é só para foto; entenda as novidades

Câmera de celulares Android não é só para foto; entenda as novidades

UOL Notícias

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

08/05/2019 15h17

Você muito provavelmente usa a câmera do celular para tirar fotos ou gravar vídeos, afinal, o que mais você iria querer fazer com um componente do celular que capta imagens, não é? O Google acha que as lentes que equipam seu smartphone poderiam fazer mais do que isso.

A empresa anunciou nesta terça-feira (7), durante o Google I/O, evento em que mostrou o novo Android, uma atualização do Google Lens, um sistema de câmeras todo trabalhado na inteligência artificial para reconhecer o que está sendo captado e dar informações sobre a cena.

Às vezes, as coisas que você quer buscar são difíceis de descrever em uma caixa de texto
Aparna Chennapragada, vice-presidente para Lens e realidade aumentada do Google

As novidades darão poderes adicionais ao Google Lens, principalmente quando você for a um restaurante, escolher uma comida ou não fizer ideia do que está escrito em alguma placa.

Criado em 2017, o Lens já dava informações sobre plantas, animais e prédios históricos captados pelas lentes do celular. Além disso, digitalizava textos e escaneava códigos de barra.

Agora, você pode:

  • Apontar a câmera para um cardápio de qualquer restaurante, e o Lens vai destacar quais são os pratos mais populares entre os clientes daquele estabelecimento
  • Apontar para um recibo, e o aplicativo vai fazer as contas de quanto cada um deve pagar e até calcular a gorjeta
  • Apontar para uma receita de algumas revistas de culinária parceiras do Google, e o Lens vai mostrar o prato sendo preparado.
  • Apontar para um texto escrito, e o app vai lê-lo em voz alta na língua em que ele está escrito, mas também será capaz de traduzir os dizeres para outro idioma. Isso funciona em 14 línguas, incluindo português. E funcionará até em celulares baratinhos.

Íntegra do Google I/O: veja as novidades do Android e mais (em inglês)

UOL Notícias