Topo

Bill Gates diz que é mais feliz após os 60 anos porque faz estas 4 coisas

Bill Gates tem até um clube da leitura - Reprodução
Bill Gates tem até um clube da leitura Imagem: Reprodução

Luiza Ferraz

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2019 04h00

Quando se pede conselhos de como ser bem-sucedido para o segundo homem mais rico do planeta, é de se esperar que a principal resposta seja algo como "trabalhe, trabalhe e trabalhe". Mas, no caso de Bill Gates, outros âmbitos da vida importam mais do que a dedicação excessiva ao trabalho.

O bilionário norte-americano criou um chat no Reddit, fórum online bem famoso nos Estados Unidos, para conversar com os internautas sobre assuntos diversos, de aquecimento global a séries favoritas (spoiler: "Black Mirror" está entre elas).

Até que Gates decidiu dar algumas dicas para termos sucesso na vida. Quer saber quais? Confira a lista abaixo:

1. Siga os seus instintos e cuidado para não ser antissocial

Com 17 anos de idade, o adolescente Gates já tinha criado o seu primeiro software. Quando adulto, abandonou o curso de direito na Universidade Harvard, uma das mais antigas e prestigiadas do mundo, para correr atrás da paixão pela tecnologia.

O executivo lembrou que era muito intenso e tinha dificuldades de conviver "normalmente" com outras pessoas. Em alguns aspectos, o instinto de persistir em um objetivo pode tê-lo ajudado.

Mas Gates foi trabalhando a questão meio antissocial e se tornando mais autoconsciente da sua personalidade para que pudesse manter o foco e continuar aprendendo.

Até os 30 anos de idade, por exemplo, Gates não tinha qualquer intenção de se casar ou ter uma família. Quando conheceu Melinda, a sua atual esposa, as coisas foram mudando em sua visão de sucesso.

O ex-chefão da Microsoft considera que o aspecto familiar pode fazer parte do bem-estar de uma pessoa. "Você tem uma chance de ajudar seus filhos a não cometerem os mesmos erros que você", destacou.

Gates também afirmou que hoje, aos 63, está mais feliz do que quando mais jovem e não achava que isso seria possível.

2. Doe: isso, além de causar felicidade aos outros, também trará satisfação a você

Através da Fundação Bill e Melinda Gates, o casal luta por melhores condições de vida, saúde e contra a pobreza através do acesso à tecnologia e educação.

"A maioria das crianças em países mais pobres cresce sem que seu corpo e cérebro se desenvolvam completamente. Assim, elas perdem quase todo o seu potencial", respondeu o empresário a um internauta.

Entre os seus maiores sonhos, estão criar uma tecnologia que erradique a desnutrição e ver alguém desenvolver uma vacina que cure o HIV.

3. Cuide bem do seu corpo e da sua mente

Nem só de tecnologia vive Bill Gates. O filantropo também sabe jogar tênis e afirma que a prática de esportes leva à saúde mental.

Essa teoria já foi comprovada cientificamente, inclusive, reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão.

Além disso, ler também é um ótimo exercício para a cabeça, e Gates conta até com uma página onde faz críticas e indicações de livros, chamada Gates Notes.

4. Arranje tempo para os momentos de prazer

É muito difícil equilibrar o tempo que dedicamos ao trabalho e a família. Afinal, as horas extras e estresses diários acabam sobrecarregando a nossa rotina.

No entanto, separar um período do dia para os momentos de prazer também é importante. Ver séries, filmes, passar mais tempo com quem nós gostamos são alguns exemplos.

No caso de Gates, ele revelou quais são as suas séries favoritas. "Black Mirror", "Narcos", "This is Us" e "Friday Night Lights" fizeram e fazem parte de seu momento "descontração".