Topo

O que é logradouro? Entenda uma das palavras mais buscadas pelo brasileiro

Logradouro é como chamamos um lugar livre destinado à circulação pública de pedestres e veículos - dabldy/Getty Images
Logradouro é como chamamos um lugar livre destinado à circulação pública de pedestres e veículos Imagem: dabldy/Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para Tilt, em São Paulo

16/04/2019 04h00Atualizada em 20/04/2021 21h13

Logradouro? Se você dúvida sobre essa palavra estranha, não se sinta sozinho: um levantamento da empresa de marketing digital SEMrush diz que a frase "o que é logradouro" foi digitada 50 mil vezes no Google em 2018. Há várias definições, mas o mais comum é para nomear um endereço ou "lugar livre destinado à circulação pública de pedestres e veículos, tal como ruas, avenidas, praças, viadutos etc.", conforme a definição do dicionário Michaelis.

A palavra "logradouro" também pode se referir ao espaço anexo a uma habitação de uma casa (um quintal, por exemplo), ou a "aquilo que pode ser logrado ou desfrutado", também de acordo com o Michaelis.

Sendo assim, quando você for preencher algum campo que peça a palavra logradouro, basta digitar o endereço correspondente. Se no cadastro em questão já houver um campo específico para o número e outro para o complemento, digite só o tipo de logradouro e seu nome (ex.: "rua Vieira Souto", "avenida Paulista" etc.).