Topo

SpaceX trabalhará com a Nasa em teste de defesa da Terra de asteroides

Foguete Falcon 9 será usado para lançar espaçonave endereçada a pequena lua de asteroide - Terry Renna/AP
Foguete Falcon 9 será usado para lançar espaçonave endereçada a pequena lua de asteroide Imagem: Terry Renna/AP

Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

13/04/2019 10h35

Resumo da notícia

  • Nova parceria milionária entre Nasa e SpaceX testará desvio de rota de asteroide
  • Foguete Falcon 9 será usado para lançar nave que colidirá com objeto
  • Previsão é de lançamento em junho de 2021 e acerto ao alvo em outubro de 2022

A Terra não está sob ameaça de um asteroide, mas a Nasa (Agência Espacial Americana) quer estar preparada quando estivermos. Para isso, ela fechou (mais um) contrato com a SpaceX, do executivo Elon Musk. Desta vez, a empresa privada providenciará seus serviços para a missão DART (Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroides).

A Nasa pagará US$ 69 milhões à SpaceX pelo lançamento e outros custos relacionados à missão, que será a primeira a testar a capacidade de desviar a trajetória de um asteroide. A ideia é colidir uma espaçonave em alta velocidade, fazendo com que a rota da rocha gigante seja alterada.

O plano é lançar a missão em junho de 2021 da Vandenberg Air Force Base, na Califórnia. O foguete usado será o Falcon 9, da SpaceX. Uma vez fora da Terra, a espaçonave lançada por propulsão elétrica solar irá atingir uma pequena lua doa asteroide Didymos.

Empreendedor vida louca ou gênio incompreendido: quem é Elon Musk?

Leia mais
A Nasa tem a previsão de quando e onde o impacto ocorrerá: em outubro de 2022, a 11 milhões de quilômetros da Terra.

A notícia vem depois de a SpaceX conduzir o primeiro lançamento comercial do foguete Falcon Heavy, que levou o satélite saudita Arabsat-6A, de seis toneladas, à órbita da Terra. O Falcon 9, por sua vez, domina o mercado americano, tendo realizado 21 missões em 2018.

O diferencial da empresa de Elon Musk, muito bem posicionada neste mercado, é que seus foguetes são reutilizáveis - além, é claro, de confiáveis.