Topo

O que é shade? Entenda como a expressão que apimenta as redes sociais

Quem sabe o que quer dizer "shade"? O Sombra sabe! - iStock
Quem sabe o que quer dizer "shade"? O Sombra sabe! Imagem: iStock

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/04/2019 04h00Atualizada em 18/08/2021 11h58

Resumo da notícia

  • "Jogar um shade" é uma expressão que está circulando nas redes sociais
  • Em inglês, shade é "sombra", mas pode ser "solidão", "resguardar" ou "atenuar"
  • Na expressão, é jogar indireta, muitas vezes para incomodar sem dar na cara

Você sabe o que é shade? Ou melhor, reformulando a pergunta: você já jogou um shade em alguém? Esse é um daqueles casos de expressões das redes sociais que acabam sendo importadas de forma direta da língua inglesa e deixam muita gente completamente perdida.

É importante ressaltar que para responder à dúvida principal não basta apenas explicar o significado da palavra "shade". Em inglês, shade quer dizer "sombra", mas também pode ser usada como sinônimo para "escuridão", "tonalidade", "solidão" ou verbos como "resguardar" e "atenuar".

Já a expressão "jogar um shade" acaba tendo um significado diferente. Ela deriva diretamente de "throw a shade", que em tradução literal seria algo como "jogar uma sombra". Mas ela é usada quando uma pessoa joga uma indireta em uma discussão, muitas vezes para incomodar alguém sem dar tanto na cara.

Basta uma pequena dose de interpretação para entender o motivo de se usar a expressão: mandar uma "indireta" seria como falar algo obscuro, não tão claro. Algo "escondido nas sombras".

Foi nesse sentido que a expressão foi importada e acabou passando por uma "adaptação" pela metade, muito por conta de uma característica de internet que é colocar em contato culturas e línguas diferentes.

Então agora você já sabe: quando ler que alguém "jogou um shade", essa pessoa na verdade está mandando uma indireta para alguém.

rihanna acaba de jogar um baita shade no show do maroon five no intervalo do superbowl pelo instagram

lembrando que ela foi convidada pela NFL pra fazer o show deste ano mas se recusou em apoio ao jogador de basquete negro que protestou contra o racismo e foi punido pic.twitter.com/qp5AdHKWuM

? joão guilherme (@joaodoceu) 4 de fevereiro de 2019