Topo

Dá para mandar trecho de música em aúdio de WhatsApp; veja o truque

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/04/2019 04h00

Quem já tentou mandar uma mensagem por voz no WhatsApp enquanto o celular reproduzia uma música sabe que, por padrão, aplicativos como Spotify ou Deezer pausam a faixa que estava sendo tocada enquanto a gravação de voz é feita. Isso é útil para garantir que não haja qualquer som ambiente prejudicando a clareza da mensagem de voz, mas por outro lado acaba impedindo, por exemplo, que se mande uma mensagem com o trecho de uma música.

Mas, existe uma forma de "enganar" o WhatsApp e mandar trechos ou músicas inteiras pelas mensagens de áudio do mensageiro --o truque funciona apenas em aparelhos Android.

O primeiro passo é abrir um player de música e escolher uma faixa. Para exemplificar, escolhemos o Spotify.

Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Deixe a música pausada no trecho que você pretende enviar.
  • Abra o WhatsApp e clique na conversa que vai receber a música.
  • Em vez de manter apertado o botão de envio de áudio (o ícone verde à esquerda com símbolo de microfone), deslize-o para cima até que a figura do cadeado apareça. Com isso, a gravação do áudio ficará travada.

Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Com a gravação rolando, abra rapidamente o menu de notificações do Android (deslizando o dedo do topo da tela para baixo).
  • Aperte o play para que a música seja reproduzida.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Você vai ouvir a música, e o WhatsApp vai gravar como som ambiente do áudio que você está enviando. Não fica perfeito, mas se você estiver em um ambiente silencioso, fica bom. Bom o suficiente para você se declarar para o crush ou mostrar para alguém a música que descobriu.

Gostou? Agora é só apertar o botão de setinha e enviar.

Mais Truques de tecnologia