Topo

Apagou sem querer uma conversa no WhatsApp? Truque ajuda a recuperar

Para o nosso alívio, um truque simples permite a recuperação de conversas e arquivos apagados - Getty Images/iStockphoto
Para o nosso alívio, um truque simples permite a recuperação de conversas e arquivos apagados Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

17/03/2019 14h04

Resumo da notícia

  • Dica ensina como recuperar uma mensagens, fotos e vídeos apagados no WhatsApp
  • O backup do seu WhatsApp pode ajudar
  • Ele precisa ter sido feito antes do momento da exclusão

Você está lá mexendo no WhatsApp, fazendo uma limpeza nas conversas, apagando fotos, vídeos para deixar o celular mais rápido e de repente exclui algo importante sem querer. O desespero toma conta, mas há uma esperança.

Um truque simples permite que você recupere conversas e arquivos apagados no aplicativo. O passo a passo é rápido, mas tudo só vai funcionar com uma condição importante: o backup do seu WhatsApp precisa ter sido feito. Pois é ele quem pode ajudar.

Verifique essa informação nas configurações do aplicativo. Entre na opção ligada às conversas e acesse o item backup de conversas.

WhatsApp: como aproveitar bem seu mensageiro preferido

Clique aqui

Observe na tela quando foi a última vez que o celular realizou o backup do seu WhatsApp.

O truque só vai funcionar se as informações tiverem sido salvas antes do momento em que você excluiu a conversa/arquivo sem querer.

O backup foi feito antes (ufa!)

Trabalhando com a hipótese de que o backup foi feito de forma correta, saia do aplicativo e desinstale o programa.

Reinstale em seguida e entre novamente no WhatsApp - informando o seu número de telefone e seguindo os próximos passos que surgem na tela.

Nessa etapa, o aplicativo vai perguntar se você deseja fazer a restauração de um backup. Aceite, siga os passos seguintes e aguarde enquanto os seus arquivos são restaurados.

É só isso. Todas as conversas, fotos, vídeos e outras mídias do momento em que o backup foi feito voltarão a aparecer para você.

Vale lembrar que as alterações mais recentes que você fez e novas conversas que tenham surgido posteriormente ao backup não serão restauradas. Você perderá essas informações, já que tudo foi salvo em uma determinada hora do dia.

Não tinha backup nenhum

Se você foi nas configurações do WhatsApp e não visualizou nenhum backup (ou achou um muito antigo) é porque provavelmente ele não estava habilitado para ser feito automaticamente.

Por isso, ative a opção imediatamente.

Além de ajudar a recuperar mensagens apagadas, você vai conseguir ter acesso a todo o seu histórico de conversas no aplicativo e aos respectivos arquivos mesmo que o seu celular tenha sido roubado, furtado ou tenha tido algum problema técnico.

Você pode escolher que o seu celular faça um backup diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Relembrando: entre nas configurações do WhatsApp, acesse conversas e backup de conversas.

Mais Dicas de tecnologia