Topo

Chega de nervoso! 6 truques para carregar o celular mais rápido

Alguns truques podem agilizar o carregamento do seu celular na hora do aperto - Getty Images
Alguns truques podem agilizar o carregamento do seu celular na hora do aperto Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/03/2019 04h00

Não são poucos os brasileiros que sofrem com a bateria do celular. Elas parecem que nunca vão dar conta de resolver a nossa vida. Para quem tem iPhones a coisa é ainda pior... uma das maiores reclamações dos amantes da Apple é a carga que não dura até o final do dia.

Mas, com alguns truques é possível melhorar isso.

1) Desligue

O jeito mais rápido e eficaz de carregar o celular é simplesmente desligando o aparelho, para que ele não exerça funções que consomem energia durante o carregamento. Mas...

2) Ative o modo avião

... sabemos que é muito difícil ficar com o celular desligado tanto tempo, especialmente quando você está precisando muito de bateria. Então, o modo avião desativa todas as conexões sem fio presentes no celular: wi-fi, Bluetooth, dados móveis (2G, 3G, 4G), rádio, ligações e SMS. Isso já ajuda bem a tornar o carregamento mais rápido, e você ainda mantém o celular ligado.

3) Não mexa

Segure a onda o máximo que puder e não mexa no celular. São muitas mensagens, atualizações em aplicativos e checadas nas redes sociais, mas usar o smartphone enquanto ele carrega é quase como enxugar gelo: a energia que acabou de ser reposta é gasta imediatamente.

4) Tire a capinha

A capinha contribui para o aquecimento do aparelho, o que torna o carregamento mais lento. Portanto, sempre retire a capinha na hora de carregar e deixe o smartphone respirar.

5) Esvaziar e encher 100%

Para preservar a bateria, vale carregar o aparelho 100% e depois deixa-lo descarregar totalmente. Quem dá a dica é a própria Apple: faça um ciclo de carga por mês.

6) Usar carregadores mais potentes

Para quem tem iPhone, a dica da Apple é usar o carregador do iPad. Os celular são vendidos com carregadores de 5 Watts, enquanto os iPads de modelos recentes oferecem 12 Watts (os de modelos mais antigos são de 10 watts). Se você possui um iPhone dos modelos novos (do 8 em diante), a Apple recomenda o uso do carregador USB-C para Lightning de 29 Watts, que é mais rápido e eficiente, usado mais em MacBooks.