Topo

Vai levar o celular ao Carnaval? Siga essas dicas para se prevenir

Se estar com o aparelho é inevitável para você, precisamos dar algumas dicas de prevenção - Alexandre Meneghini/Reuters
Se estar com o aparelho é inevitável para você, precisamos dar algumas dicas de prevenção Imagem: Alexandre Meneghini/Reuters

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

02/03/2019 04h00

Apesar de o Carnaval ser um evento de grande risco para perder, danificar ou ter seu celular roubado, as pessoas continuam levando os seus. Seja por excesso de confiança ("ah, comigo não vai acontecer"), seja por necessidade real. Às vezes o WhatsApp é essencial para achar sua paquera na multidão, sabemos disso.

Se estar com o aparelho é inevitável para você, precisamos dar algumas dicas de prevenção. Porque antes de acontecer um desagradável caso de perda ou roubo, o usuário deve ativar algumas configurações para ajudar no pós-problema --isto é, no bloqueio e rastreio de coisas relacionadas ao celular.

Localização

O que é?

Manter o GPS do seu celular ativado.

Por que é importante antes da perda ou roubo?

Ele pode ajudar a rastrear o celular após o furto, principalmente na primeira hora depois da ocorrência, se o ladrão não tiver achado um jeito de desativá-lo.

O que fazer antes do Carnaval?

Android

Algumas opções mudam de acordo com o modelo do dispositivo, mas no geral é assim:

1) Vá nas configurações do aparelho

2) Procure a opção "Localização" (em alguns modelos ela chama "Local"). Caso ela esteja desligada, ligue!

3) Volte para o menu principal das configurações e encontre o item "Google", selecione e entre em "Segurança"

Reprodução
Imagem: Reprodução

4) A opção "gerenciar o seu dispositivo Android" aparece na tela. Em outros modelos, a opção "Encontre Meu dispositivo" aparece direto.

5) Habilite o "Localizar remotamente o dispositivo" e "permitir o bloqueio e limpeza remotos". Essa última parte serve para conseguir apagar seus arquivos mesmo que não esteja com o celular por perto.

Reprodução
Imagem: Reprodução

iOS

1) Vá em "Ajustes",

2) Encontre a opção "Privacidade" e habilite os "Serviços de Localização"

Reprodução
Imagem: Reprodução

3) Ainda em "Ajustes", ache o iCloud, role a tela e habilite o "Buscar iPhone".

Reprodução
Imagem: Reprodução

E após o roubo?

Veja aqui como localizar o aparelho usando o GPS.

IMEI

O que é?

A Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em tradução livre. Um tipo de "código de barras" que identifica apenas o seu telefone. 

Por que é importante antes da perda ou roubo?

Porque com ele você pode colocar este número no boletim de ocorrência --o que ajuda na identificação exclusiva do seu aparelho e não confundi-lo com outros-- além de solicitar o bloqueio do celular junto à operadora.

O que fazer antes do Carnaval?

Para descobrir o código, basta digitar *#06# no teclado e confirmar. Em seguida, o IMEI aparecerá na tela. Anote o número. Em alguns modelos, o IMEI aparece gravado na parte de trás do aparelho.

E após o roubo?

Faça um boletim de ocorrência com o número de IMEI em mãos, para que o celular seja bloqueado, e procure a operadora para comunicar o IMEI também. Assim, o celular entrará em um cadastro de aparelhos bloqueados da Anatel.

Verificação de duas etapas

O que é?

Uma camada adicional de segurança para impedir que outras pessoas acessem contas de apps e redes sociais de terceiros. Um tipo de "cadeado digital" por cima da fechadura --no caso, seu login e senha.

Por que é importante antes da perda ou roubo?

Para dificultar que cibercriminosos de posse do seu celular usem seus aplicativos, redes sociais e até bancos passando-se por você.

O que fazer antes do Carnaval?

Cada app tem sua própria forma de verificação de duas etapas. Siga as instruções do link da frase anterior para ativá-las no WhatsApp, Facebook e Instagram. Mas vale dizer que isso serve para quase tudo na internet: Google, Twitter, Microsoft e muito mais.

E após o roubo?

Com um celular novo ou de segunda mão, baixe seus apps novamente e entre com seus logins e senha.

Na maioria dos casos, o app pede sua conta telefônica para receber um SMS com senha temporária. Mas o recomendado é usar um app de tokens, porque com essa última forma, não será possível receber o código facilmente se seu celular for perdido ou roubado, levando o chip de operadora junto.

Backup

O que é?

A ferramenta que salva todas as suas fotos, vídeos, mensagens etc. na nuvem --isto é, em servidores do Facebook, Google e afins.

Por que é importante antes da perda ou roubo?

Para você não perder seu conteúdo pessoal --muitas vezes o aparelho quebrado não recupera mais os arquivos, e em caso de roubo, os criminosos resetam o celular para o padrão de fábrica, deletando tudo que tem dentro.

O que fazer antes do Carnaval?

Ative a ferramenta de backup de seus apps que você mais usa para produzir conteúdo. O Google Fotos faz isso muito bem com suas fotos e vídeos com a opção "Backup e sincronização" nas configurações. O WhatsApp também, via Google Drive (no Android) ou iCloud (no iPhone), via Configurações > Conversas > Backup de conversas.

Redes sociais como Facebook, Facebook Messenger e Instagram já põem seu conteúdo na nuvem. Assim como certos serviços do Google sincronizam sozinhos, como o Google Docs.

E após o roubo?

Basta baixar esses apps, autenticar-se com login e senha, e seguir os passos do app para recuperar o conteúdo.

Mais Dicas de tecnologia