Topo

Facebook nega ter criado 'Desafio dos 10 anos': 'não ganhamos com o meme'

Whindersson Nunes brincou com a pouca barba na foto atual do "desafio dos 10 anos" - Reprodução/Instagram
Whindersson Nunes brincou com a pouca barba na foto atual do "desafio dos 10 anos" Imagem: Reprodução/Instagram

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

18/01/2019 11h28

O "Desafio dos 10 anos" virou uma mania nas redes sociais. Com tanta gente publicando fotos para comparar como eram em 2009 e como estão atualmente, em 2009, logo surgiu a dúvida: Quem ou qual empresa criou a brincadeira? Logo, surgiram teorias de que o Facebook estava por trás de tudo, com o intuito de abastecer seu sistema de reconhecimento facial com material para que aprendesse mudanças na fisionomia de uma pessoa ao envelhecer.

A discussão em torno dessa hipótese ganhou tal proporção, que a rede social veio a público desmenti-la. Um porta-voz do Facebook afirmou que foram os próprios usuários que bolaram a ideia, que se espalhou de forma espontânea.

Esse é um meme criado pelos usuários das nossas plataformas e que viralizou espontaneamente. O Facebook não começou essa onda, e o meme geralmente usa fotos que já estão no Facebook.

O representante da rede social ainda fez graça com as imagens que vêm sendo postadas e os modelitos de uma década atrás exibidos nela.

Nós não ganhamos nada com esse meme (além de nos lembrar das tendências questionáveis de moda de 2009). Como lembrete, vale dizer que as pessoas no Facebook podem escolher se querem deixar o reconhecimento facial ativo ou não a qualquer momento

Reconhecimento facial no Facebook

O Facebook aprimorou seu sistema usado para reconhecer rostos de usuários em fevereiro do ano passado. Ele passou a vasculhar imagens na rede social em busca de fotos publicadas que exibissem os usuários. A partir daí, perguntava se os indivíduos retratados queriam ser marcados. O recurso foi criado para evitar que desconhecidos usassem as fotos de alguém sem seu conhecimento.

A função adicionada há quase um ano também foi pensada para auxiliar deficientes visuais, já que o sistema também é capaz de dizer em voz alta quem está na foto ou vídeo. A ferramenta funciona junto com leitores de tela para descrever o que há na foto, o que inclui identificar as pessoas que aparecem nela, marcadas ou não.

Ter acesso a essas ferramentas, no entanto, depende de uma autorização do usuário. O controle da ferramenta de reconhecimento facial pode ser ativado ou desativado a qualquer momento. Para isso, basta ir ao seu perfil de usuário do Facebook, selecionar a opção Configurações e clicar em "Reconhecimento facial" e em "Editar".