Topo

Chega de fone enroscado! Veja como acabar com esse sofrimento

Fios emaranhados são a dor de cabeça de todo mundo que usa aparelhos eletrônicos. - Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia
Fios emaranhados são a dor de cabeça de todo mundo que usa aparelhos eletrônicos. Imagem: Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

15/01/2019 04h00

Não há nada mais irritante do que ter de desembaraçar o fio dos fones de ouvido toda vez que é preciso usá-los. E pode ter certeza: eles vão se enroscar - a ciência até já comprovou isso. Há, porém, um truquezinho simples para acabar com esse sofrimento.

Cientistas já se debruçaram em torno de qual é a probabilidade de cabos se enroscarem. E essa chance é de 100%, caso eles estejam em um lugar em constante movimento - sua mochila ou bolsa, por exemplo.

Dorian Raymer e Douglar Smith, do Departamento de Física da Universidade da Califórnia, em San Diego, estudaram se há relação entre o comprimento dos fios e o tempo de agitação do local em que eles são armazenados. A dupla constatou que, à medida que essas variantes crescem, aumenta a quantidade de nós surgidos nos cabos.

A pesquisa deles não é recente, já que foi publicada em 2007, mas basta você colocar seus fones com fio no bolso para constatar que o estudo permanece atual.

Os enervantes momentos em que você passa tentando desfazer os nós, porém, estão com os dias contados. Isso porque as fabricantes de eletrônicos decretaram guerra aos fios. Exemplo disso são os diversos fones que abrem mão desses cabos e se conectam via Bluetooth aos smartphones.

Caso você ainda não disponha de um desses fones sem fio e ainda sofre com o emaranhado de cabos, há solução muito simples. Você só vai precisar de uma rolha.

Veja abaixo o passo a passo:

1) Você vai precisar uma rolha - pode ser aquela que sobrou do champanhe do Revéillon;

Rolha pode te ajudar a acabar com fios enroscados - Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia
Rolha pode te ajudar a acabar com fios enroscados
Imagem: Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia

2) Com o auxílio de uma faca, estilete ou tesoura, abra um corte no topo da rolha;

Abra uma fissura no topo da rolha - Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia
Abra uma fissura no topo da rolha
Imagem: Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia

3) Amplie essa fissura para que ela possa acomodar o fio sem que ele escape;

A fissura aberta no topo da rolha deve ser amplo o suficiente para comportar o fio de um fone - Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia
A fissura aberta no topo da rolha deve ser amplo o suficiente para comportar o fio de um fone
Imagem: Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia

4) Feito isso, é só posicionar o fio do fone dentro do vinco e enrolar o restante em torno da rolha, conforme a imagem a abaixo.

Enrolar o fio em uma rolha pode te livrar do sofrimento de ter que desembaraçar o cabo toda vez que tiver de usá-lo - Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia
Enrolar o fio em uma rolha pode te livrar do sofrimento de ter que desembaraçar o cabo toda vez que tiver de usá-lo
Imagem: Helton Simões Gomes/UOL Tecnologia

Truques de tecnologia