Topo

Sem cabos! Novas TVs de 2019 da Samsung poderão "virar" um computador

Televisores da Samsung vão ganhar recurso interessante em 2019 - Alex Wong/Getty Images/AFP
Televisores da Samsung vão ganhar recurso interessante em 2019 Imagem: Alex Wong/Getty Images/AFP

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

28/12/2018 14h23

As televisões da Samsung que serão lançadas em 2019 ganharão um novo recurso interessante: elas poderão "virar" um computador sem a necessidade de cabos. Os novos modelos terão compatibilidade para mostrar e deixar o usuário controlar funções do PC ou laptop diretamente no televisor.

A nova funcionalidade será chamada de "Acesso Remoto". Por meio dela, será possível controlar da sala da sua casa o laptop ou computador que está no seu quarto, por exemplo, ou vice-versa. Para que isso funcione, a conexão entre a TV e o dispositivo é feita via IP para desktop ou wi-fi no caso de laptops, celulares e afins.

Os novos televisores ainda terão suporte a conexões de mouse, teclado e outros acessórios. Ou seja, será possível usar o televisor realmente como se fosse o seu computador - no caso, a TV serve como um monitor para a conexão feita totalmente sem cabos.

Após conectar o teclado e o mouse, já será possível usar a smart TV para acessar o computador que está no seu quarto. O recurso pode ser útil para gamers (se não houver lags na transmissão de dados) ou para quem simplesmente quer usar o computador para trabalhar ou ver filmes em uma tela muito maior.

LED, OLED ou QLED? 4K vale a pena? Entenda todas as tecnologias que estão por trás das TVs

Qual a melhor TV para você?

"Com o Acesso Remoto, consumidores serão capazes de facilmente acessar vários programas, aplicativos e serviços na nuvem instalados em diversos dispositivos diretamente na tela da TV. Vamos trabalhar com nossos parceiros para expandir a compatibilidade do Acesso Remoto e fornecer mais serviços aos nossos usuários", afirmou Hyogun Lee, vice-presidente da área de display visual da Samsung.

A última frase dita pelo executivo é importante: aparentemente, nem todos os programas e aplicativos funcionarão diretamente na TV no começo, devendo ser compatível. Resta esperar o lançamento para ver como a novidade funcionará - com o tempo, claro, mais e mais serviços devem ser adicionados.

No entanto, já temos uma boa notícia: o recurso irá funcionar em todo o mundo já no lançamento, segundo a empresa. Os detalhes ainda são poucos de como a novidade funcionará. Aparentemente, a tecnologia, inclusive, deixa usuários acessarem um desktop específico que está salvo em um servidor central de qualquer lugar que estejam.

É possível que a novidade já seja vista na CES 2019, maior feira de eletrônicos do mundo que ocorre no início de janeiro em Las Vegas. A Samsung já anunciou novos modelos de televisão QLED para o evento, como a The Frame 2019 (televisão que vira um quadro e mostra obras de arte).

Mais Samsung