Topo

Olha o truque! Funciona usar papel alumínio para turbinar o wi-fi de casa?

Usar papel alumínio pode ajudar a ampliar sinal do wi-fi - Arte/UOL
Usar papel alumínio pode ajudar a ampliar sinal do wi-fi Imagem: Arte/UOL

Helton Simões Gomes

Do UOL, em São Paulo

11/12/2018 04h00

Quando os televisores tinham antenas, todo mundo sabia: bastava tascar uma palha de aço nela, e a imagem melhorava. A TV virou digital, esse problema ficou no passado e hoje o brasileiro se complica mesmo na hora de fazer o wi-fi emitido pelo roteador que está na sala chegar até o quarto.

Você pode comprar um repetidor de wi-fi ou aproveitar aquilo que já comprou para a ceia de Natal. Não entendeu? Sabe o papel alumínio para embalar o peru? Ele pode ser a salvação para ampliar o sinal de internet na sua casa.

Colocar papel alumínio até ajuda. Mas é gambiarra, né?

Daniel Nunes, professor mestre em telecomunicações do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel)

Ele explica que os roteadores, principalmente os que possuem antena externa aparente, são geralmente omnidirecionais. Esse termo estranho significa que os aparelhinhos irradiam a energia em todas as direções de forma igualitária. Ou seja, acabam enviando sinal para partes da sua casa em que geralmente não há ninguém, como aquele canto na sala em que fica um vaso com planta.

Refletor de ondas

É aí que entra o alumínio. Ele funciona como um primo pobre dos refletores de sinal, acessórios em forma côncava que são acoplados às antenas de aparelhos que emitem ondas de rádio. O material metálico que reveste esses gadgets -- geralmente cobre -- rebatem as ondas a fim de direcioná-la para um determinado ponto.

Esse refletor concentra a energia da antena em uma determina direção. Pega aquela parcela de energia que estava sendo transmitida para um lugar que não é do seu interesse e direciona para onde você quer. E isso melhora a qualidade do sinal

Nunes usa um desses refletores no controle de seu drone. O alcance entre o controle e a aeronave é geralmente de até 500 metros, mas, com o gadget, vai a 800 metros.

Como o computador quântico vai solucionar problemões

Leia mais

Ciência comprova

Ok, você não quer só levar o sinal mais longe, mas também elevar a potência dele em áreas desassistidas. E ainda bate uma desconfiança sobre se isso funciona mesmo? Saiba que cientistas entraram na jogada. Pesquisadores da Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos, resolveram testar a gambiarra feita com alumínio e verificar sua eficácia da solução. E conseguiram.

Como o o wi-fi é uma tecnologia de transmissão de dados via radiofrequência, sua intensidade é medida em decibel miliwatt (dBm). Nunes explica que, do ponto de vista técnico, o que importa é a relação entre o sinal e o ruído.

Quando você melhora o sinal, você pode aumentar a taxa de transmissão

Ou seja, aumenta a velocidade de internet.

Entenda a tecnologia por trás das nossas coisas

Leia mais

Os pesquisadores da universidade norte-americana resolveram medir se usar papel alumínio realmente funcionava para ampliar o sinal da internet sem fio. Ao criar uma espécie de toldo de plástico revestido de alumínio para direcionar melhor o sinal de antenas de roteador, eles conseguiram reduzir o sinal em 10 dBm nas áreas que ficaram sem sinal - aquele cantinho com planta da sua casa - e ampliar em até 6 dBm nos locais onde houve reforço.

Para o professor do Inatel, essa elevação é considerável. "É um ganho de quatro vezes no sinal."

É claro que os cientistas de Dartmouth usaram equipamentos sofisticados para otimizar os efeitos do experimento, o que seria difícil de replicar em casa. Eles desenvolveram um algoritmo para criar um refletor com formato ideal. Com as informações, fizeram a estrutura usando uma impressora 3D e a revestiram com papel alumínio.

Por meio dessa solução simples, nós abordamos uma série de desafios que importunam os usuários de redes sem fio

Xia Zhou, professor assistente de ciências da computação de Dartmouth.

Ainda assim, é possível improvisar e criar acessórios feitos em casa. O que você pode fazer?

  • Toldo de papel alumínio: Se suas habilidades manuais não forem das melhores, essa dica é para você. Arranje papelão suficiente para envolver o roteador a uma certa distância, como se fosse uma muralha. Revista-o de alumínio. Certifique-se de que a parte brilhante esteja voltada para o roteador. Agora você só tem de posicionar esse toldo com sua abertura voltada ao lugar para onde quer direcionar o sinal. É ideal para roteadores que não tenham antenas aparentes.
  • Latinha de refrigerante: Se você tiver maior intimidade com tesouras, essa é para você. Recorte o topo de uma lata de refrigerante, de modo que você crie uma espécie de copo. Faça o mesmo com a parte debaixo. Agora, faça um corte de cima abaixo. Se você fez tudo certo, deve estar com algo parecido com uma folha de alumínio em mãos. Você vai precisar de outras dessas para antena do seu roteador. Quando estiver com todas elas, posicione-as atrás das antenas, voltadas para o lugar para onde quer refletir o sinal com mais potência.

Cuidados com o wi-fi

Nunes explica ainda que há ainda uma dica mais simples para melhorar o sinal do wi-fi: afastar o roteador da parede. "A onda se forma a uma distância da antena. Se você colocar qualquer obstáculo, como uma parede, onde ela vai se formar, há uma perda considerável de sinal."