Topo

Arroz funciona? O que realmente fazer se celular cair na água

Saiba o que fazer se seu celular cair na água - Getty Images/iStockphoto
Saiba o que fazer se seu celular cair na água Imagem: Getty Images/iStockphoto

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

12/02/2023 04h00

Quem nunca molhou ou deixou o celular cair na água que atire a primeira pedra. Mas o que fazer quando o celular cai na água e bate o desespero do aparelho parar de funcionar?

É possível recuperar o aparelho mesmo após ele ficar submerso na água? A resposta é: depende de onde caiu e do tempo que ficou exposto ao problema, mesmo atualmente os celulares sendo mais resistentes a água do que já foram no passado.

"Boa parte dos celulares aguenta ser molhada, o que é diferente de ser submerso. O problema quando submerge é que você coloca os circuitos internos, que não foram feitos para serem molhados, em contato com a água. Isso faz com que eles possam oxidar", explica Marcos Amaral, professor de Engenharia Elétrica do Mackenzie.

Isso quer dizer, portanto, que a possibilidade de recuperar o celular ou não vai depender muito do quanto a água invadiu os circuitos eletrônicos do aparelho.

"Se ele caiu e foi resgatado quase que instantaneamente existe uma chance de não ser plenamente danificado", diz Eduardo Pouzada, doutor e professor de Engenheira Eletrônica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

Se a água invadir onde estão os circuitos, a água, pela condutividade que tem, vai fazer a corrente circular dentro daquela placa e, provavelmente, danificar irremediavelmente o celular.

O que fazer se o celular cair na água?

1 - Não ligue o aparelho

Ligar o aparelho para ver se ele está funcionando é um erro fatal nesse tipo de situação.

Ao fazer isso, você estará alimentando o aparelho com energia e, como a placa pode estar molhada ou oxidada, é possível que cause um curto-circuito e o aparelho não tenha mais salvação.

Os dois especialistas, inclusive, recomendam que, assim que recuperar o aparelho, ele seja desligado caso ainda esteja em funcionamento após cair em uma piscina ou no vaso sanitário, por exemplo. A primeira coisa a se fazer é levar o aparelho para uma inspeção para tentar tirar o maior possível do líquido ou da umidade que acaba ocorrendo dentro dele.

2 - Arroz funciona

Colocar o celular em um pote de arroz é uma das soluções mais conhecidas pelas pessoas e funciona, segundo os especialistas - a depender dos danos, claro.

O arroz é um alimento higroscópico, ou seja, tem a propriedade de absorver a água. A orientação é deixar o celular desligado no pote de arroz.

3 - Colocar na geladeira

Colocar o celular desligado na geladeira também é uma forma de auxiliar a retirar a umidade.

"O princípio da troca térmica da geladeira para resfriar os alimentos é exatamente no sentido de secar. A geladeira é fria, mas é um ambiente com pouca umidade", explica o professor do IMT.

4 - Nada de secador de cabelo

Colocar o aparelho embaixo de uma fonte de calor, como o secador de cabelo, vai piorar a situação.

Isso pode inclusive danificar ainda mais o aparelho, já que o calor pode dilatar peças internas.