Topo

Quer virar um gênio da web? Saiba como criar seu meme para WhatsApp

"Uhu, consegui criar meu meme!" - Arquivo Pessoal
"Uhu, consegui criar meu meme!" Imagem: Arquivo Pessoal

Márcio Padrão

Do UOL, em São Paulo

27/10/2018 04h00

No princípio, era o verbo. Depois, o email, o link e o website. Logo em sequência, o GIF do bebê dançando, um dos primeiros memes da internet. Desde então, essa forma de comunicação dos novos tempos se alastrou como um tsunami em todas as nossas conversas e redes sociais. Mas e você? Já fez algum meme?

Memes são conteúdos multimídia que se espalham (viralizam) rapidamente, recriando fatos ou algum conteúdo original com um propósito humorístico ou de sátira. Tudo vira meme na mão do povão: uma cena importante de "Game of Thrones", um discurso político, uma derrota de um time de futebol ou uma foto bizarra de um anônimo.

VEJA TAMBÉM:

A graça dele é que justamente qualquer um com uma boa sacada pode criar um meme ou participar de um que já está rolando na web. Se você quer fazer um, lembre-se que um bom meme geralmente possui essas características, segundo o site "Thrillist":

Mensagem simples e eficiente

É preciso que a frase/imagem/áudio/legenda/GIF/vídeo traga uma mensagem curta e clara, e com referências e contexto fáceis de identificar. De preferência, sobre algo que ainda esteja fresco na memória das pessoas. Por isso, o autor do meme também deve ser rápido se quiser "surfar" no assunto do momento.

Evolução

O meme não pode permanecer estático; seu sinal de sucesso é que ele deve ser adotado e constantemente recriado pelo grande público, ou pelo menos por seu público-alvo

Maleabilidade

Ele deve ter em si elementos que ajudem em sua própria evolução, com detalhes que podem ser alterados, mas mantendo o núcleo da ideia original. Por exemplo: se o meme for o de uma placa de aviso com uma frase, que seja possível trocar a frase por outra diferente sem que polua demais a imagem original.

Efeito

E o mais importante: tem que atingir um certo nível de popularidade e compreensão. Em poucas palavras, tem que causar reação e interesse imediato nas pessoas, além de atiçar nelas o interesse de repassar ou meme ou fazer outros parecidos.

O tipo de meme mais comum na internet é o de uma foto decorada com uma frase ou poucas palavras, que servem de legenda e trazem o contexto da sátira. A fonte mais usada para isso é a Impact, conhecida por suas letras robustas e fáceis de ler, não importando a sua cor (mas geralmente é branco com bordas pretas).

Agora que você sabe a teoria, vamos à prática de como criar um meme no seu computador ou celular.

No computador

Meme 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No computador, recomendamos o site Imgflip, que é uma das principais plataformas de criação de memes. Ao entrar na página principal, há alguns memes que já estão bombando, e no lado direito você encontra um campo de busca.

Digite lá o tipo de tema do seu meme, se quiser algo que já tem na web. A próxima página levará para a ferramenta de criação do meme.

Meme 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Aqui fica meio auto-explicativo. É só preencher os campos "top text" e "bottom text" para escrever o que quer em cima e embaixo da imagem —perceba que não pode ser um texto muito grande, como explicamos acima.

Antes de concluir, clique na opção "Private" se quiser salvar no computador. Caso contrário, o meme ficará disponível para todos no site.

Depois, clique no botão azul "Generate Meme". Uma nova janela permitirá o download para o computador (abaixo à direita) ou o compartilhamento (abaixo à esquerda), com o link direto para a imagem.

Meme 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Se você preferir criar um meme com uma foto do seu arquivo, volte à tela da criação do meme (a segunda imagem deste tutorial) e clique em "upload your own image".

No celular

O Imgflip tem um app próprio chamado Meme Generator, para Android e iOS. Com ele, dá para fazer seu meme em poucos passos, da mesma forma: com imagens pré-estabelecidas ou com uma foto do seu arquivo.

Meme 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na página principal, clique em uma das sugestões de memes apresentadas. Se quiser outra foto, clique no botão vermelho com a câmera (no Android) ou no sinal de "+" (no iPhone).

Depois é só seguir os passos semelhantes aos que ensinamos para criar no computador: escolha a foto na sua pasta/galeria, escreva a legenda, e finalize salvando a imagem ou compartilhando-a —são os dois últimos botões da barra vermelha, no pé da tela.

Meme 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Dá para criar no site e no app acima citado outros formatos de memes. Outra plataforma boa para isso é o Giphy, exclusivo para GIFs. Ele tem um site e também app para Android e iOS.

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página