Topo

iPhone XR: finalmente temos uma ideia do que a letra R significa

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

22/10/2018 14h37

Um dos mistérios mais sondados dos últimos tempos foi revelado. Ok, não era nada tão misterioso, mas pelo menos os fãs da Apple vão gostar. Um executivo da empresa finalmente revelou o que a letra R no nome do iPhone XR representa.

E aí? Chuta o que é?

Antes de tudo é bom lembrar que a Apple escolheu o X por ser o número 10 em algarismo romano. A primeira versão do aparelho foi lançada no 10º aniversário do iPhone.

Veja também

Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing da Apple, afirmou que as letras que a empresa usa não possuem um significado específico. No entanto, para o executivo o R e o S presente no nome dos novos iPhones têm a ver com carros esportivos.

"Eu amo carros e coisas que andam rápido, e R e S são as duas letras usadas para denotar carros esportivos que são realmente muito especiais", disse ele em entrevista ao site Engadget.

A resposta foi um pouco vaga, mas a afirmação vinda de um executivo do alto escalão da Apple dá indícios do pensamento da empresa.

O site Business Insider já foi além e fez a relação do R com as palavras em inglês "rally", "type-R" ou "road and track". Todas possuem alguma relação com o universo dos carros velozes.

iPhone XR

A versão mais "barata" da família X do iPhone começa a ser vendida oficialmente nesta sexta-feira (26) em vários países. O Brasil não está na lista, mas a expectativa é que o modelo seja vendido aqui antes do Natal.

O modelo foi lançado em setembro deste ano junto com os irmãos iPhone XS e iPhone XS Max. A principal diferença do iPhone XR é que ele é o mais barato entre os três lançamentos.

Além disso, ele é bem menor do que o XS Max. Lá fora ele vai começar a ser vendido por a partir de US$ 749.

Ficha técnica: iPhone XR

Tela: 6,1 polegadas LCD (1792 x 828 pixels)
Sistema Operacional: iOS 12
Processador: Apple A12 Bionic
Memória: 64 GB, 128 GB e 256 GB
Câmeras: 12 MP simples e 7 MP (frontal)
Peso: 194 gramas
Cores: Branco, preto, azul, coral, amarelo e vermelho (especial)

Um iPhonão desse, bicho! Com iPhone XS Max, a Apple se rendeu à telona

Relembre a evolução