Topo

Conheça a casa feita com impressão 3D que custa menos do que um iPhone

Casa levou 10 dias para ficar pronta - 3dwasp
Casa levou 10 dias para ficar pronta Imagem: 3dwasp

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

20/10/2018 17h11

Todo mundo sabe o quanto é custoso comprar uma casa ou construir uma "do chão". Mas o sonho de se ter um lar para morar se torna ainda mais difícil para famílias com baixa ou nenhuma renda. Só no Brasil existem pelo menos 6,9 milhões de famílias sem ter onde morar e é uma situação gravíssima.

Agora, por um acaso já passou pela sua cabeça que uma impressora 3D pode ajudar a amenizar esse problema?

Veja também

A startup italiana WASP pensou sobre isso e desenvolveu um projeto chamado Gaia, que consiste na construção de uma casa — em forma de cabana — que utiliza a tecnologia de impressão 3D.

E o melhor: o custo de cada construção ficaria em torno de US$ 1 mil. Ou seja, menos do que o preço do iPhone mais avançado. O iPhone XS Max está custando nos Estados Unidos a partir de US$ 1.099.

Segundo o site Digital Trends, que entrevistou o presidente da empresa, o material das casas combina concreto para a fundação, e um composto de terra (argila, lodo, areia), palha de arroz e casca de arroz para todo o resto. O telhado é feito com madeira.

2 - casa impressa em 3D - 3dwasp - 3dwasp
Impressora 3D foi usada para construir a estrutura da casa
Imagem: 3dwasp

A impressora 3D faz o serviço mais pesado e a construção da primeira unidade completa durou 10 dias.

"As fibras naturais permitem [minimizar] o encolhimento da mistura seca e conferem resistência mecânica à parede em camadas. Ao usar o moinho úmido, a mistura bruta atingiu uma interessante plasticidade homogênea que permite uma boa resolução na textura impressa", explicou Massimo Moretti ao site.

Outro aspecto interessante é que a casa não precisa ter nenhum sistema de aquecimento ou ar condicionado. Moretti afirma que ela é capaz de manter as temperaturas equilibradas.

De acordo com o site da empresa, o projeto da casa durou dois anos para sair do papel.

3 - casa impressa em 3D - 3dwasp - 3dwasp
Visão de dentro da casa
Imagem: 3dwasp

A startup ainda está avaliando formas para entrar no mercado da construção. Por isso, a casa impressa em 3D ainda não é vendida por lá.

Mas diga se a ideia não é, no mínimo, interessante? Quem sabe a evolução de ideias assim não facilite a construção de casas mais baratas e rápida.